Revista EPTIC recebe trabalhos para o dossiê “Economia Política da Desinformação”

A Revista Eptic está com chamada de artigos aberta até o dia 30 de outubro de 2020 para o Dossiê Temático “Economia Política da Desinformação”. O dossiê será coordenado pelos professores Marco Schneider (UFF e Ibict) e Jonas Valente (UnB).

Produzida pelo Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Revista Eptic também recebe artigos em fluxo contínuo para a seção “Artigos e ensaios”.

Segundo o Call for Papers do periódico, que pode ser acessado aqui, “o tema ganhou visibilidade tanto no ambiente acadêmico quanto no debate público a partir das denúncias de influência de conteúdos desinformativos em processos políticos, econômicos e sociais, em geral relacionada à estratégia de atuação contemporânea da extrema direita, em um contexto de convergência de crises do sistema capitalista”.

O dossiê temático, ainda segundo o Call for Paper, busca “fomentar a análise sobre a desinformação sob a ótica da EPICC. A partir da percepção das atividades relacionadas a esse campo como práticas materiais em sua relação dialética com o sistema capitalista, a análise da desinformação pode apreender as influências dos modelos de negócio e estratégias concorrenciais, das estruturas de mediação social, das assimetrias de poder, das relações de classes e forças políticas vinculadas a esse fenômeno e às estruturas onde ele se dissemina, em especial as plataformas digitais”.

São esperadas contribuições sobre:

– O papel das plataformas digitais, seus modelos de negócio e estratégias concorrenciais na desinformação

– A desinformação como negócio

– Desinformação e regimes de verdade

– O fenômeno da desinformação e estratégias contemporâneas de disputas políticas

– Desinformação e crise do capitalismo

– Economia política da anticiência: negacionismo do colapso ambiental e da saúde pública

Os interessados em submeter seus trabalhos ao dossiê devem fazê-lo a través do sistema OJS da revista e seguir as normas para autores, disponíveis aqui.

Posted in Uncategorized and tagged , , , .