Eptic/Intercom

As problemáticas trabalhadas se relacionam com a abordagem econômica das atividades ligadas à Cultura, à Comunicação e à Informação. Não obstante, esta abordagem é intrinsecamente interdisciplinar, à medida que as dimensões política, social, e jurídica constituem, a nosso ver, os fundamentos de qualquer tipo de análise econômica.

Pretendemos, igualmente, construir uma análise crítica. Isso se deve ao fato de existir uma rejeição, por razões epistemológicas, o discurso da economia dominante, o qual pressupõe que haja uma lógica puramente econômica ou tecnológica. Ao contrário, acreditamos que o Social, nas suas múltiplas dimensões, se situa no coração da análise econômica. Assim, será privilegiado o estudo do espaço público, no seu sentido mais amplo.

Uma atenção particular será dada às novas tecnologias da Informação e da Comunicação ressaltando, entre outros aspectos, os processos de exclusão social que elas podem gerar.

Objetivos e justificativas

O conjunto das atividades ligadas à Cultura, à Informação e à Comunicação, apresenta uma dupla dimensão econômica. Por um lado, existe uma economia da Cultura, da Informação e da Comunicação. As especificidades dessas atividades permitem determinar uma economia particular. Por outro lado, essas atividades cumprem um papel importante, de um ponto de vista macrossocial e econômico, em relação às modalidades de acumulação capitalista.

Um dos objetivos consiste em estudar esta dupla dimensão econômica a partir do conceito mais amplo de lógica social. No âmbito de uma abordagem multidisciplinar, é preciso analisar a maneira como os elementos econômicos se combinam com variáveis estéticas, sociológicas e jurídicas.

Finalmente, o desenvolvimento das redes eletrônicas e as convergências tecnológicas entre a informática, as telecomunicações e as indústrias culturais, constituem um elemento essencial da “nova economia”. Esta economia fornece a infra-estrutura necessária para as novas modalidades de acumulação do capital e, ao mesmo tempo, implica em transformações profundas dos setores da Comunicação, da Cultura e da Informação, notadamente no que diz respeito às modalidades de produção, de distribuição e de apropriação social dos diferentes produtos e serviços, o que se traduz numa reconfiguração do espaço público.

Coordenador In Memorian

Prof. Dr. Valério Cruz Brittos (Brasil) Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS)

Professor graduado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 1987), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 1986), mestrado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1996) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2001). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), consultor da Rede de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação (EPTIC), vice-presidente da Unión Latína de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC-Federação), coordenador do GP de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação e editor das revistas acadêmicas Eptic On Line e Verso e Reverso. É membro do Conselho Editorial de diversos periódicos acadêmicos, do Brasil e do exterior. Já presidiu o Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil) e coordenou o GT de Economia Política e Políticas de Comunicação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Tem vasta experiência na área de Comunicação, com ênfase em Economia Política da Comunicação, atuando principalmente na pesquisa da televisão e convergência, nos seguintes temas: comunicação e capitalismo, políticas de comunicação, audiovisual e sociedade, história da comunicação e processos midiáticos.

Coordenador

Porf. Dr. Ruy Sardinha Lopoes (Brasil) Universidade de São Paulo (USP-SP) e-mail: rsard@sc.usp.br

Professor doutor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente do capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Br), coordenador do Nucleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP). Bacharel (1987), mestre(1995) e doutor em Filosofia (2006)

Participantes:

Alain Herscovici (UFES – Brasil) Marcio Wohlers de Almeida (UNICAMP – Brasil) Bernard Miège (Un. Stendhal Grenoble – Francia) Sergio Caparelli (UFRGS – Brasil) César Bolaño (UFS – Brasil) Fernando Paulino (UNB – Brasil) Othon Jambeiro (UFBA – Brasil) Marcos Dantas (PUC-RJ-Brasil) Anita Simis (UNESP – Brasil) Jorge Rubem Bitton Tapia (UNICAMP – Brasil) Murilo César Ramos (UNB – Brasil) Valério Cruz Brittos (UNISINOS – Brasil) Giovandro Marcus Ferreira (UFES – Brasil) Sayonara do Amorim Leal (UnB – Brasil) Pierre Fayard (UN. Poitiers – Francia) Juçara Brittes (UFES – Brasil) João C. Simonetti (UFBA – Brasil) Alexandre Barbalho (UFC – Brasil) Verlane Aragão (UFS – Brasil) Guillermo Mastrini (Universidad de Buenos Aires – Argentina)

Publicações :

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (Org.) Economia Política das Telecomunicações, da Informação e da Comunicação. São Paulo: Intercom. 1995. Reune textos apresentados em diferentes encontros do grupo entre 1993 e 1995.

Bolaño (org.) Economie de la communication et de la culture: perspectives franco-brésiliennes. UFS, Aracaju, 1996. Reune contribuciones en francés presentadas en las reuniones del grupo hasta 1995.

Boletins Eptic. Juntamente com o GT Eptic/Intercom, o GT Eptic/Alaic manteve, até 1997, o Boletins Eptic. No n.5 (1), de setembro de 1997, foram republicados todos os resumos apresentados nas reuniões de 1993 a 1997.

A partir de 1998, a Intercom passou a comercializar os papers do congresso anual em CD-Rom. Maiores informações, visite o site da Intercom.

Procure em: Abstracts/98 e Abstracts/99

Participação em outros congressos :

O GT Eptic/Intercom tem promovido, desde o seu inicio, reuniões extra no interior de congressos de otras entidades. Duas das contribuições apresentadas na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de Vitória foram publicadas no Boletim Eptic n.2 . Nos anais dos congressos de São Luis e de Porto Alegre da SBPC encontram-se os resumos apresentados nas mesas especiais organisadas pelo grupo.

Em outubro de 1998, o grupo organizou em Aracaju uma mesa no XIII Congresso da Associação dos Cursos de Graduação em Economia (ANGE) sobre a Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Em dezembro do mesmo ano, organizou em Vitória, uma mesa especial sobre Economia das Tecnologias da Informação no XXVI Encontro Nacional de Economia/ANPEC.

Em junho de 1999, o grupo organizou em Porto Alegre a mesa “A economia política da Comunicação: uma análise crítica”, durante o IV Encontro Nacional de Economia Política (SEP). Em agosto deste mesmo ano, participou de uma mesa especial sobre “Trabalho Intelectual”, da Sociedade Brasileira de Historia da Ciência (SBHC).

Leave a Reply