Header image

EpticLogo

  • facebook
  • twitter

Menu

Skip to content
  • Sobre
  • Grupos de Trabalho
    • Eptic/Intercom
    • Eptic/Alaic
    • CT&D/CNPq
    • Cepos
    • Compós
    • Obscom/UFS
  • Revista
    • Quem Somos
    • Acervo
    • Especiais/Minc 2006
  • Publicações
    • Biblioteca Eptic
    • Série Cepos
    • Outros Livros
    • Teses
    • Dissertações
    • Monografias
    • Textos para Discussão
  • EPnoTICias
    • Sobre
    • Acervo – EPnoTICias
    • Todas as Notícias
  • Agenda
  • Contato

Revista Comunicação, Mídia e Consumo recebe artigos sobre o pensamento comunicacional latino-americano

Posted by Carlos Figueiredo on agosto 14, 2020 in Uncategorized | 42 Views

    O periódico Comunicação, Mídia e Consumo está recebendo, até o dia 01 de setembro de 2020, artigos para o dossiê “Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global”.

    Os autores receberão os aceites até o dia 10 de outubro de 2020, e enviá-los revisados até o dia 01 de dezembro de 2020. O dossiê será publicado em abril de 2021. As editoras convidadas para o dossiê são Ana Cristina Suzina (Institute for Media and Creative Industries, Loughborough University London) e Paola Madrid Sartoretto (Jönköping University, Sweden)

    De acordo com o Call for papers, que pode ser acessado aqui, “este número vai discutir o desenvolvimento do pensamento comunicacional latino-americano com o objetivo de identificar e refletir sobre os elementos que caracterizam uma epistemologia latino-americana nos estudos da comunicação. O número especial também tem como objetivo oferecer subsídios para alimentar discussões sobre as relações Sul-Sul nos estudos da comunicação. […] Este número especial pretende problematizar o domínio das teorias ocidentais nos estudos de mídia e comunicação, reconhecendo e questionando a posição de marginalidade das teorias desenvolvidas na América Latina”.

    Os artigos devem abordar alguma das seguintes questões e/ou perspectivas:

    1. Diálogo Sul-Sul na produção acadêmica: debates sobre a incorporação de referentes teóricos e a realização de estudos de caso entre países do Sul Global
    2. Descolonização dos estudos de mídia, comunicação e consumo na América Latina: análises estatísticas sobre frequência de referências bibliográficas em revistas acadêmicas ou bancos de teses, com o intuito de discutir em que medida latinos citam latinos e/ou em que medida incorporam matrizes ocidentais na construção de marcos teóricos referenciais
    3. Revisão bio-bibliografica de autores latino-americanos referentes no campo da comunicação na América Latina, com preferência para autores cuja obra emergiu a partir de 1995, apresentada em formato de artigo ou ensaio, para descrever vida e obra de autores de referência nos estudos de mídia, comunicação e consumo na região
    4. Reflexões sobre a experiencia da internacionalização nos estudos de comunicação: como os latinos se inserem no debate internacional sobre mídia, comunicação e consumo
    5. Reflexões ontológicas decoloniais sobre o campo da mídia, comunicação e consumo problematizando a universalização e/ou localização dos fenômenos sociais dentro da disciplina

    Os artigos, com textos com dimensão entre 25 a 40 mil caracteres, podem ser enviados em português, espanhol, francês ou inglês, unicamente pelo sistema eletrônico da revista. O autores dos artigos devem seguir as normas para submissão disponíveis aqui.

    Serão especialmente valorizadas contribuições em coautoria entre pesquisadores de vários países, que abordem essas questões em nível regional. Dúvidas e consultas podem ser feitas em contato com as editoras convidadas, pelos e-mails a.suzina@lboro.ac.uk e paola.sartoretto@ju.se..

    Posted in Uncategorized | Tagged Epistemologias do Sul, Revista Comunicação, Revista Comunicação Mídia e Consumo, Teorias Latino-ameircanas da Comunicação

    About the Author

    Avatar

    Carlos Figueiredo

    Doutor em Sociologia (UFPE), Mestre em Comunicação (UFPE) e Jornalista. Membro do Grupo de Pesquisa OBSCOM/CEPOS

    Coluna Cepos

    • Por uma (crítica da) Economia Política…novembro 24, 2020
    • Não criemos na EPC uma dicotomia entre pesquisas empíricas e teóricas!junho 1, 2020

    Entrevista

    • Entrevista com Fernando Checa Montúfarjulho 30, 2017
    • Entrevista com presidente da ULEPICC-Moçambique sobre o mercado de comunicação do país africanoabril 29, 2017

    Notícias

    • “A Dialética do Gosto” analisa o gosto musical a partir da EPC e pode ser baixado gratuitamentemaio 27, 2020
    • Grupo de pesquisa recebe contribuições para o E-book Cartografias do Isolamentomaio 14, 2020



    Parceiros:


    Apoio:
     


     


     


     

    Copyleft ©2014

    Menu