Chamada de trabalhos sobre “Legado Comunicacional dos Megaeventos esportivos”

A revista Communicare está com chamada de trabalhos aberta até 26 de fevereiro dossiê temático “Legado Comunicacional dos Megaeventos Esportivos”, a ser publicado em maio de 2018, tendo como editor o Prof. Dr. Eric de Carvalho e como editores convidados o Prof. Dr. Ary Rocco (Universidade de São Paulo e Centro Universitário Fecap) e Prof. Dr. Anderson Gurgel Campos (da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Centro Universitário Belas Artes). Este dossiê tem como objetivo publicar artigos, resenhas e entrevistas envolvendo a temática central.

EMENTA

Após uma década iniciada com os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 – passando pelos Jogos Mundiais Militares Rio 2010, pela Copa das Confederações 2013, pela Copa do Mundo da Fifa de 2014 e Jogos Mundiais Indígenas Palmas 2015 – e encerrada com o término dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, um amplo escopo de estudos foram e continuarão sendo desenvolvidos no que concerne aos impactos e contribuições desse ciclo de atividades ligadas ao mundo esportivo para a área de comunicação e áreas interconectadas. Devido a esse cenário, acreditamos que este dossiê pode contribuir para esses estudos oferecendo um espaço para a reflexão e apresentação de resultados sobre o influência desses megaeventos no que se refere ao contexto da comunicação social.

Megaeventos Esportivos: conceituações e adaptações ao contexto brasileiro. A evolução dos megaeventos esportivos no Mundo e sua influência sobre a comunicação social. A natureza comunicacional dos megaeventos esportivos: entre o jogo esportivo e o espetáculo de consumo. Constituição de ambientes comunicacionais e produção de sentidos e realidades. Práticas jornalísticas e os desafios para o jornalismo esportivo. A publicidade no contexto dos megaeventos esportivos. Megaeventos esportivos e o papel das relações públicas. Megaeventos esportivos: território do audiovisual? As redes sociais e novas interações comunicacionais. Abordagens interdisciplinares envolvendo comunicação de massa e megaeventos esportivos.

Sobre o periódico

A revista Comunicare (Qualis B2 – Comunicação & Informação) aceita contribuições de pesquisadores doutores e de doutorandos e mestrandos em coautoria com doutores. 

 

Consulte as normas para publicação da Revista Communicare: http://casperlibero.edu.br/revista-communicare/normas-communicare/

Leave a Reply