Header image

EpticLogo

  • facebook
  • twitter

Menu

Skip to content
  • Sobre
  • Grupos de Trabalho
    • Eptic/Intercom
    • Eptic/Alaic
    • CT&D/CNPq
    • Cepos
    • Compós
    • Obscom/UFS
  • Revista
    • Quem Somos
    • Acervo
    • Especiais/Minc 2006
  • Publicações
    • Biblioteca Eptic
    • Série Cepos
    • Outros Livros
    • Teses
    • Dissertações
    • Monografias
    • Textos para Discussão
  • EPnoTICias
    • Sobre
    • Acervo – EPnoTICias
    • Todas as Notícias
  • Agenda
  • Contato

Brazilian Journalism Research recebe artigos para Dossiê sobre Fake News

Posted by Carlos Figueiredo on novembro 19, 2018 in EPnoTICias, Todas as Noticias | 149 Views

    “Fake News: Desafios e Riscos para o Jornalismo Contemporâneo” é o tema de dossiê temático a ser publicado no número 3 do Volume 15, em Dezembro de 2019, na Revista Brazilian Journalism Research. O prazo para envio de submissões é 28 de fevereiro de 2019. A notificação de aceite será recebida pelos autores até o dia 30 de de 2019.

    Os artigos devem ter entre 40.000 e 55.000 caracteres com espaços, e ser enviados exclusivamente através do sistema eletrônico SEER/OJS disponível no site da revista que pode ser acessado aqui. As diretrizes para os autores estão disponíveis aqui. Em caso de dúvida basta enviar um e-mail para bjr@gmail.com.

    A Brazilian Journalism Research publica duas versões de cada número (em português/espanhol e em inglês). Dessa forma os autores dos artigos aceitos em espanhol ou português devem providenciar a tradução para o inglês. Da mesma forma, os autores de textos aceitos em inglês deverão encaminhar versão em português ou espanhol.

    O dossiê contará com os seguintes editores convidados: Mozahir Salomão Bruck (PUC Minas, Brasil), Lorena Tárcia (UniBH, Brasil) e Renira Rampazzo Gambarato (Jönköping University, Suécia)

    São sugeridos três eixos articuladores para os trabalhos:

    a) Perspectivas teórico-conceituais: acionamento de possibilidades em termos de enquadramentos teóricos para compreensão do fenômeno das notícias falsas, seja em termos do conjunto nocional-conceitual mobilizado pelas chamadas Teorias do Jornalismo ou em termos de conhecimentos que se entrecruzam, de modo mais ampliado e ampliado, com o campo da comunicação. Quais os tipos de conteúdos preferidos dos falseadores? É possível pensar em critérios de noticiabilidade para as fake news?;

    b) Fake News e seus processos de mediação e midiatização: refletir sobre as notícias falsas na perspectiva dos reconfigurados processos de mediação e midiatização, no que diz respeito às profundas alterações verificadas nos modos de produção e circulação de conteúdos, de novos status tanto de produtores e de consumidores no ambiente digital e também das alteradas circunstâncias diegéticas observáveis nas textualidades em consideração;

    c) Impactações e reações do jornalismo e da sociedade às fake news: Que gravidade chegam a ter as consequências de conteúdos falsos? Porque as fake news são recurso tão usual daqueles que disseminam discursos de ódio e intolerância? Pode-se falar em fake news e riscos para a democracia? Como resposta à grave circulação de conteúdos falsos, pode-se mapear, em várias sociedades, fortes reações e respostas de origem institucional – portais jornalísticos, organismos públicos e outros setores da sociedade civil – que não apenas limitam-se a denúncia, mas passaram a oferecer serviços de fact-cheking. Organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas, o Vaticano, associações de representação dos media jornalísticos e dos media massivos e associações profissionais dos jornalistas têm feito sistemáticas campanhas de sensibilização e alerta contra a grande circulação de conteúdos falsos.

    Posted in EPnoTICias, Todas as Noticias | Tagged BJR, call for papers, Fake News, Notícias Falsas

    About the Author

    Avatar

    Carlos Figueiredo

    Doutor em Sociologia (UFPE), Mestre em Comunicação (UFPE) e Jornalista. Membro do Grupo de Pesquisa OBSCOM/CEPOS

    Coluna Cepos

    • Por uma (crítica da) Economia Política…novembro 24, 2020
    • Não criemos na EPC uma dicotomia entre pesquisas empíricas e teóricas!junho 1, 2020

    Entrevista

    • Entrevista com Fernando Checa Montúfarjulho 30, 2017
    • Entrevista com presidente da ULEPICC-Moçambique sobre o mercado de comunicação do país africanoabril 29, 2017

    Notícias

    • “A Dialética do Gosto” analisa o gosto musical a partir da EPC e pode ser baixado gratuitamentemaio 27, 2020
    • Grupo de pesquisa recebe contribuições para o E-book Cartografias do Isolamentomaio 14, 2020



    Parceiros:


    Apoio:
     


     


     


     

    Copyleft ©2014

    Menu