Chamada da Revista Âncora sobre “Jornalismo de Esportes”

âncora

A Revista ÂNCORA (Vol. 4 – Nº 2 | 2017) recebe artigos, relatos acadêmicos, resenhas e entrevistas sobre o tema JORNALISMO DE ESPORTES: o campo, o corpo e a comunicação. Os artigos recebidos até o final de março de 2017 serão encaminhados para esta edição, que contará como editor convidado Edônio Alves do Nascimento (UFPB).

Os artigos devem ser enviados para revistaancoraufpb@gmail.com , com CÓPIA para edonioalves@gmail.com (Editor Convidado) ou através do próprio sistema da Revista ÂNCORA em regime de fluxo contínuo.
http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/announcement

EMENTA

O dossiê tem como eixo norteador os seguintes tópicos:

– História, constituição e transformações do campo do jornalismo de esportes em suas várias plataformas de operação: veículos impressos, cinema, televisão, rádio e redes digitais.

– Dinâmicas e linguagens do Jornalismo de Esportes em diferentes Mídias, Hipermídias canais abertos e fechados.

– Ética, publicidade e mershandising nas coberturas jornalísticas de esportes.

– Atuação profissional do Jornalista de Esportes.

– Construção de narrativas midiáticas que tomam o campo do esporte como protagonista.

– Coberturas jornalísticas de Copas do Mundo no Brasil (1950 e 2014).

– Coberturas jornalísticas dos Jogos Olímpicos e sua relação com o evento no Brasil em 2016.

– Convergência e Mobilidades no Jornalismo de Esportes.

– Jornalismo de Esportes na televisão pública e sua relação com a disseminação de práticas esportivas fomentadas pelo Estado.

– Coberturas jornalísticas: Manifestações das torcidas e suas disseminações pelas redes sociais.

– Práticas corporais institucionalizadas ou não e sua presença na mídia esportiva.

REVISTA

ÂNCORA – Revista Latino-americana de Jornalismo é uma publicação acadêmica semestral, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo – PPJ (UFPB). Objetiva o fomento da produção acadêmico-científica na área do jornalismo e suas interfaces no campo comunicacional e em áreas afins. Seu foco de abordagem temática está direcionado para publicações de artigos, relatos profissionais, artigos-resenha e entrevistas que retratem, de forma transdisciplinar, os ambientes, processos, linguagens, tecnologias, produtos e processos do jornalismo. Podem submeter sua produção à Revista doutores e doutorandos. Autores fora desse espectro (mestres, mestrandos, graduados e graduandos) podem inscrever textos em regime de co-autoria com autores-doutores.