Header image

EpticLogo

  • facebook
  • twitter

Menu

Skip to content
  • Sobre
  • Grupos de Trabalho
    • Eptic/Intercom
    • Eptic/Alaic
    • CT&D/CNPq
    • Cepos
    • Compós
    • Obscom/UFS
  • Revista
    • Quem Somos
    • Acervo
    • Especiais/Minc 2006
  • Revista Eptic Vol. 23, Nº 1 – Dossiê Temático Economia Política da Desinformação
  • Publicações
    • Biblioteca Eptic
    • Série Cepos
    • Outros Livros
    • Teses
    • Dissertações
    • Monografias
    • Textos para Discussão
  • EPnoTICias
    • Sobre
    • Acervo – EPnoTICias
    • Todas as Notícias
  • Agenda
  • Contato

[Call for paper] IV COMÚSICA

Posted by Anderson Santos on janeiro 15, 2015 in EPnoTICias, Todas as Noticias | 84 Views

    comusicaA circulação de música pela sociedade nos dias de hoje passa inevitavelmente por articulações por redes sociais e canais virtuais. Mais do que pensar uma relação de causa e efeito, a questão que atravessa o tema deste encontro é a dinâmica e os desdobramentos dessa interação entre músicos, fãs, público, produtores e críticos de música no mundo contemporâneo. A formação de cenas musicais “deslocalizadas” ou “translocais” parece um fenômeno cada vez mais comum e presente, alterando determinadas noções engessadas sobre as conexões entre música, espaço e territorialidades.

    O IV Congresso de Comunicação & Música: Música, Redes e Cenas Tranlocais convida pesquisadores, mestrandos e doutorandos a participar desse debate através da submissão de resumos ampliados para os Grupos de Trabalho do Congresso, a realizar-se entre os dias 13 e 15 de maio, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

    As submissões devem ser feitas exclusivamente para o email dos GTs através de um resumo ampliado (cerca de 500 palavras), contendo também título, nome completo, filiação institucional, email de contato e palavras-chave (3 a 4).

    Ementas dos GTs:

    GT 1: Comunicação, Música e Estética

    Coordenadores: Jeder Janotti (UFPE) Thiago Soares (UFPE)

    A proposta deste GT é absorver trabalhos que discutam as múltiplas articulações estéticas da música na sociedade atual. Reflexões sobre as sensibilidades produzidas pela música, julgamentos de valor, discursos de crítica e relações entre corporeidades e experiência musicais são alguns dos temas que são abarcados por este grupo de trabalho.

    e-mail: gt1ivcomusica@gmail.com

     

    GT 2: Música, Tecnologias e Materialidades

    Coordenadoras: Simone Pereira de Sá (UFF) e Adriana Amaral (UNISINOS)

    Este GT tem por foco trabalhos centrados na análise dos aspectos materiais da produção, circulação e consumo da música, compreendendo as tecnologias e artefatos técnicos como mediadores fundamentais da experiência musical. Reflexões sobre a história das tecnologias musicais, as apropriações tecnológicas por cenas musicais, as diversas dimensões da materialidade da escuta; e ainda sobre a ecologia da música no ambiente das redes sociais e plataformas musicais, tanto quanto seus desdobramentos em temas tais como performance de gosto das cenas virtuais e disputas entre fandoms são alguns dos temas que atravessam o GT.

    e-mail: gt2ivcomusica@gmail.com

     

    GT 3: Comunicação, Música e Territorialidades

    Coordenadores: Cíntia Fernandes (UERJ) e Felipe Trotta (UFF)

    O GT se propõe uma reflexão sobre a música no tecido urbano, indagando sobre a experiência musical no espaço e no território, vivenciada em situações diversas que alteram os sentidos conferidos ao ambiente. Mais do que pensar em “paisagens sonoras”, buscamos sublinhar territorialidades que produzem e reconfiguram o espaço e as relações sociais (transitórias, efêmeras e ao mesmo tempo profundas e impactantes) que neles operam.

    e-mail: gt3ivcomusica@gmail.com

     

    GT 4: Transformações no Mercado da Música

    Coordenadores: Marcelo Kischinhevsky (UERJ) e Micael Herschmann (UFRJ)

    O mercado atual de música tem passado por inúmeras mudanças que estão estreitamente vinculadas à circulação de músicas pela internet e pelas redes sociais. Novas estratégias de intervenções musicais e divulgação, além de ocupação de espaços e canais de distribuição de música tem dado um novo perfil para a o mercado musical. Rádios comunitárias, sites na web, cenas virtuais, músicos de rua, shows gratuitos, festas alternativas, festivais e uma série de eventos e atividades produziram uma alteração nas maneiras de produzir, acessar e experimentar a música.

    e-mail: gt4ivcomusica@gmail.com

    Calendário:

    Submissão dos resumos expandidos: até 25/02/15

    Divulgação dos resultados das submissões: 13/03/15

    Inscrições: de 14/03/15 a 13/05/15

    Valores das inscrições:

    Participantes De 14/03 a 30/04 De 01/05 a 10/05 A partir de 13/05
    Estudantes 60,00 80,00 100,00
    Docentes 80,00 100,00 120,00

     

    Posted in EPnoTICias, Todas as Noticias | Tagged chamada, música

    About the Author

    Avatar

    Anderson Santos

    Professor da unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Comunicação Social/Jornalismo na UFAL e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membro do grupo de pesquisa CEPOS.

    Coluna Cepos

    • Por uma (crítica da) Economia Política…novembro 24, 2020
    • Não criemos na EPC uma dicotomia entre pesquisas empíricas e teóricas!junho 1, 2020

    Entrevista

    • Entrevista com Fernando Checa Montúfarjulho 30, 2017
    • Entrevista com presidente da ULEPICC-Moçambique sobre o mercado de comunicação do país africanoabril 29, 2017

    Notícias

    • “A Dialética do Gosto” analisa o gosto musical a partir da EPC e pode ser baixado gratuitamentemaio 27, 2020
    • Grupo de pesquisa recebe contribuições para o E-book Cartografias do Isolamentomaio 14, 2020



    Parceiros:


    Apoio:
     


     


     


     

    Copyleft ©2014

    Menu