“Narrativas jornalísticas, testemunho e subjetividades” é tema de dossiê na revista Estudos em Jornalismo e Mídia

O periódico Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM – Edição 2021/1) está com chamada aberta, até o próximo dia 15 de setembro, para o dossiê “Narrativas jornalísticas, testemunhos e subjetividades”. As editoras convidas para o dossiê são as professoras Fabiana Moraes (UFPE) e Marta Maia (UFOP)

A perspectiva do dossiê, segundo as editoras convidadas, “é discutir o jornalismo que transforma e se deixa transformar, uma teoria-prática que reflete sobre o mundo enquanto reflete sobre si mesma”.

Para este dossiê, a revista também está recebendo “artigos que apresentem experiências jornalísticas que prevejam a subjetividade como um caminho para desestabilizar um jornalismo calcado em uma falsa universalidade e nas míticas ideias de isenção e imparcialidade”, segundo o Call for Paper do dossiê que pode ser acessado aqui.

A partir desses eixos, a revista espera contribuições que tratem dos seguintes temas:

  • Narrativas jornalísticas dissidentes, decoloniais e/ou pós-coloniais;
  • narrativas em disputa no jornalismo atual; hegemonias discursivas nascoberturas de eventos/fenômenos traumáticos;
  • o lugar do testemunho na produção jornalística; questões sobre ativismo, objetividade e subjetividade; análises problematizadoras sobre histórias de vidas, perfis e biografias;
  • rupturas epistêmicas/práticas do jornalismo classista, machista, sexista, racista e heterossexista; a subjetividade como estratégia para a realização de um jornalismo que também reflita sobre si; consensos e dissensos nos processos interativos comunicacionais;
  • jornalistas e problematizações sobre raça, gênero, classe e exclusão geográfica.

A inscrição do trabalho deve ser em “Núcleo Temático”. Na página de rosto dos artigos ou nos comentários ao editor deverão constar a informação “Dossiê: Narrativas jornalísticas, testemunhos e subjetividades”. Os autores receberão resposta dos editores até o dia 20 de outubro de 2020. O dossiê será publicado o primeiro semestre de 2021.

Os autores dos textos devem seguir as normas de formatação estipuladas pelo periódico e que estão disponíveis aqui. As submissões devem ser realizadas através do sistema eletrônico da revista que pode ser acessado aqui.

Posted in Uncategorized.