A REVISTA EPTIC ONLINE, produzida pelo Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), informa que está aberta a chamada de trabalhos para a edição de maio-agosto de 2015 , vol17, n.2, que terá como tema de seu dossiê temático “Perspectivas e desafios para as políticas de regulação da mídia”.
Pode-se considerar que de quatro em quatro anos o ciclo das políticas tende a ser renovado no Brasil, e com as políticas de comunicação não é diferente. Nos últimos doze anos houve importantes mudanças no campo como a Lei de Acesso à Informação (12.527 de 2011), a lei do SeAC (Lei 12.485 de 2011), que trata dos Serviços Audiovisuais de Acesso Condicionado, o novo Marco Civil da Internet. As inegáveis mudanças contrastam, contudo, com a falta de políticas que incidam, por exemplo, na regulação da radiodifusão, que no Brasil ainda segue como um dos setores politicamente mais fortes. Os últimos quatro anos foram marcados por alguns avanços, mas, principalmente, por muitas expectativas. O ano de 2014 foi encerrado com a eleição presidencial mais polarizada dos últimos 25 anos e com o anúncio da presidenta reeleita de que na agenda das mudanças para o próximo mandato estaria a regulação econômica da mídia.
Surgem, portanto, desafios para os estudos da Economia Política da Comunicação: O que vem a ser esta regulação econômica da mídia? Qual o lugar da comunicação pública nesta regulação? Como estão os países que já regulam economicamente as suas mídias? Quais as diferenças entre regulação de conteúdo e econômica, quais são os seus limites e potencialidades? O que esperar realmente deste anúncio e se há sinalizações reais de mudanças? São questões que precisam ser refletidas neste campo.
Prazo final para envio: 30/03/2015
Editor Geral: Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes
Coordenadores do dossiê temático: Prof. Dr. Fernando Oliveira Paulino (UnB) e Drª Mariana Martins de Carvalho (EBC)
Mais informações e normas para submissão: www.revistaeptic.ufs.br