A Revista ÂNCORA (Vol. 4 – Nº 2 | 2017) recebe artigos, relatos acadêmicos, resenhas e entrevistas sobre o tema JORNALISMO DE ESPORTES: o campo, o corpo e a comunicação. Os artigos recebidos até o final de março de 2017 serão encaminhados para esta edição, que contará como editor convidado Edônio Alves do Nascimento (UFPB).
Os artigos devem ser enviados para revistaancoraufpb@gmail.co
http://periodicos.ufpb.br/
EMENTA
O dossiê tem como eixo norteador os seguintes tópicos:
– História, constituição e transformações do campo do jornalismo de esportes em suas várias plataformas de operação: veículos impressos, cinema, televisão, rádio e redes digitais.
– Dinâmicas e linguagens do Jornalismo de Esportes em diferentes Mídias, Hipermídias canais abertos e fechados.
– Ética, publicidade e mershandising nas coberturas jornalísticas de esportes.
– Atuação profissional do Jornalista de Esportes.
– Construção de narrativas midiáticas que tomam o campo do esporte como protagonista.
– Coberturas jornalísticas de Copas do Mundo no Brasil (1950 e 2014).
– Coberturas jornalísticas dos Jogos Olímpicos e sua relação com o evento no Brasil em 2016.
– Convergência e Mobilidades no Jornalismo de Esportes.
– Jornalismo de Esportes na televisão pública e sua relação com a disseminação de práticas esportivas fomentadas pelo Estado.
– Coberturas jornalísticas: Manifestações das torcidas e suas disseminações pelas redes sociais.
– Práticas corporais institucionalizadas ou não e sua presença na mídia esportiva.
REVISTA
ÂNCORA – Revista Latino-americana de Jornalismo é uma publicação acadêmica semestral, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo – PPJ (UFPB). Objetiva o fomento da produção acadêmico-científica na área do jornalismo e suas interfaces no campo comunicacional e em áreas afins. Seu foco de abordagem temática está direcionado para publicações de artigos, relatos profissionais, artigos-resenha e entrevistas que retratem, de forma transdisciplinar, os ambientes, processos, linguagens, tecnologias, produtos e processos do jornalismo. Podem submeter sua produção à Revista doutores e doutorandos. Autores fora desse espectro (mestres, mestrandos, graduados e graduandos) podem inscrever textos em regime de co-autoria com autores-doutores.