Revista Intexto Abre Chamadas para Dossiê Temático “Teoria dos Cineastas: Caminhos Percorridos, Perspectivas para o Futuro”

 

A Revista Intexto, editada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está recebendo artigos para o Dossiê Temático “Teoria dos cineastas: caminhos percorridos, perspectivas para o futuro”.

As contribuições devem ser enviadas até o dia 30 de abril de 2019, e serão publicadas em dezembro do mesmo ano. Esta edição do periódico contará com Bruno Leites, Eduardo Baggio e Marcelo Carvalho como editores convidados. As submissões devem ser feitas aqui

CALL FOR PAPERS

Desde o seu início, o cinema inaugurou novas formas de pensamento pelo agenciamento de imagens, sons e silêncios. Como reconhecer, categorizar e pesquisar tais pensamentos produzidos por quem cria em cinema? O que seria um pensamento cinematográfico e como se relacionaria com a dimensão sensível do filme? Qual a relação entre o pensamento fílmico de cineastas e o pensamento que se constitui por enunciados linguísticos de pesquisadores que se dispõem a estudá-lo?

Convidamos interessados(as) em discutir o pensamento de cineastas e o impacto de suas ideias em suas obras a submeterem artigos ao dossiê “Teoria dos cineastas: caminhos percorridos, perspectivas para o futuro”, edição especial da revista Intexto a ser publicada em dezembro de 2019.

Alguns eixos de abordagem sugeridos (mas não exclusivos):

– Relações entre a prática teórica e os filmes de um(a) cineasta ou grupo de cineastas.

– Sistematização de ideias de cineastas que existam apenas em estado de latência em filmes, entrevistas, manifestos etc.

– Teorias e pensamentos sobre o cinema expressos por meio de recursos metalinguísticos em filmes de diferentes tendências, do cinema clássico ao cinema experimental.

– Colaborações e tensões entre cineastas e pesquisadores(as).

– Investigação de filmes como possíveis atos teóricos, incluindo tipologia, práticas, estilos; enfim, todas as questões relativas às considerações do filme como um ato teórico.

– Tensionamentos das possibilidades e limites da Teoria dos Cineastas.

– Proposição de diálogos da Teoria dos Cineastas com outras propostas teóricas relativas ou não ao cinema.