Chamadas de trabalhos para a Revista Mídia e Cotidiano

mídiaecot

A Revista Mídia e Cotidiano, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), está recebendo artigos para suas três edições de 2016 que terão as seguintes Seções Temáticas e prazos:

– Seção Temática: Memórias e Esquecimentos na tessitura do cotidiano – de 20/12/2015 a 31/01/2016

O dossiê objetiva reunir artigos que contemplem pesquisas sobre a produção de memórias e de esquecimentos nas narrativas do cotidiano. Interessa reflexões teóricas e estudos aplicados que busquem compreender os processos de construção/reconstrução e significação/ressignificação midiática na produção da experiência cotidiana; a lembrança, o esquecimento e a construção da memória social pela mídia; memória, relações de poder e produção de verdades; as memórias em disputa; o papel da mídia como produtora da memória transformadora das relações sociais; a produção de memória política; entre outros. A chamada para este dossiê está aberta até o dia 31 de janeiro de 2016 e a revista está com publicação prevista para 31 de março.

– Seção Temática: Comunicação, Poder e Ciberespaço  – de 01/03/2016 a 20/04/2016
Com a consolidação da Internet em larga escala, passamos a compreender, cada vez mais, e nos mais diversos campos do conhecimento, que estamos lidando não só com um lugar para nossas realizações diversas, mas também com um espaço para múltiplos encontros. Essa chamada tem como objetivo convocar artigos que investiguem questões como a governança da Internet; relações da regulamentação com o cotidiano das pessoas; os processos de empoderamento das minorias ou grupos marginalizados por meio das mídias sociais; as contradições da dualidade democrática no ciberespaço; os movimentos sociais nos quais o uso das mídias digitais teve um papel proeminente e o ativismo digital em suas diferentes matizes.

Seção Temática: Jogos Digitais, Comunicação e as práticas do cotidiano – de 01/06/2016 a 15/08/2016

A décima edição da Revista Mídia e Cotidiano privilegia as discussões em torno dos jogos digitais (jogos eletrônicos, videogames), relacionando-as com os campos da Comunicação e das mídias, assim como das práticas do cotidiano. Após quase quatro décadas de seu início comercial, ao final da década de 1970, os games amadureceram em diversos sentidos, desde seus aspectos tecnológicos – qualidades gráfica e sonora, possibilidades de construção de complexas narrativas interativas, etc. – até seu aspecto expressivo e comunicacional, o que pode ser apreendido sobretudo no contexto dos jogos independentes, os indie games, em seus diversos vieses: newsgamesadvergamesart games, jogos políticos, jogos educacionais, serius games, dentre outros. Para além dos jogos mainstream (ou AAA, Triple-A), cujo foco, no mais das vezes, é o entretenimento per se, atualmente, uma miríade de títulos extrapola este foco, operando, através de suas mecânicas e dinâmicas próprias de funcionamento, processos expressivos e comunicativos entre objeto midiático (jogo) e interagente (jogador). Assim, convidamos pesquisadores a submeterem artigos dentro do escopo desta edição, o que inclui os seguintes tópicos (não se limitando a eles): Jogos digitais e práticas do cotidiano; Jogos digitais e Comunicação; Jogos digitais e expressão; Narrativas Interativas nos jogos digitais; Newsgames e jornalismo digital; Advergames e publicidade digital; Jogos digitais e Educação; Ideologia e política nos jogos independentes; Jogos digitais e processos cognitivos; Arte e expressão nos jogos digitais.

A Revista Mídia e Cotidiano (Qualis B4 CSA 1) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense. São bem vindos artigos teóricos e frutos de resultados de pesquisa, assim como resenhas de livros publicados no Brasil e no exterior. Além dos temas das seções temáticas, o periódico aceita em caráter permanente artigos de temas gerais que tratem ou dialoguem com a temática da Revista.

Mais informações em http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/