Chamada de trabalhos sobre pesquisa em audiovisual

significação

A Significação: Revista de Cultura Audiovisual, do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP, abre chamada para as contribuições de doutores e de doutorandos para compor o dossiê temático “A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos”. Coordenado por Eduardo Morettin e Margarida Adamatti, a publicação convida os pesquisadores que estão desenvolvendo estudos teóricos e históricos no campo do audiovisual que valorizem uma abordagem original nas mais diversas experiências estéticas e formatos (cinema, vídeo e televisão).

Espera-se não apenas um enfoque interdisciplinar e aberto a perspectivas teóricas múltiplas, mas a apresentação de trabalhos que examinem seus objetos de análise a recortes ou diálogos ainda não explorados dentro do campo, perspectiva que deve ser enunciada no artigo. Valoriza-se também a pesquisa emergente sobre a produção audiovisual de culturas que entraram para o circuito recentemente. Com isso, o dossiê tem por objetivo construir um quadro das pesquisas hoje realizadas em nossa área. 

Além do dossiê, a revista publica em sistema de fluxo contínuo artigos dedicados ao estudo do cinema, do vídeo, da televisão, do rádio e das novas mídias, pensando-os como um sistema diversificado de práticas e ideias que envolvem os seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão. A partir de diferentes perspectivas teóricas, examina uma variedade de objetos audiovisuais com ênfase na sua constituição e existência empírica, ocupando-se das articulações poéticas, dos significados semióticos, das expressões estéticas, da crítica e da análise histórica. Também são bem-vindas as resenhas de publicações recentes da área, resenhas que podem ser submetidas por mestrandos.

Os prazos para envio das colaborações para o presente dossiê encerra-se no dia 26 de fevereiro de 2016.

As normas de publicação do periódico, assim como detalhes sobre o processo de avaliação dos textos, podem ser lidos em http://www.revistas.usp.br/significacao/about/submissions#onlineSubmissions.