Chamada de trabalhos sobre “Comunicação e Desenvolvimento Regional”

desenvolvimento

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional abre chamada até o dia 15 de outubro para dossiê temático intitulado “Comunicação e Desenvolvimento Regional”, a ser publicado como número especial da revista.

Apresentação

Os estudos de Desenvolvimento Regional adquiriram destaque no campo da pesquisa acadêmica, fortalecendo a perspectiva interdisciplinar. A interdisciplinaridade tornou-se aspecto fundamental para a compreensão dos processos econômicos, sociais e políticos na ordenação do território. Áreas como Economia, Geografia e Arquitetura expressam de forma evidente o suporte teórico para subsidiar as pesquisas sobre desenvolvimento. Outras áreas foram, aos poucos, aderindo aos grupos de pesquisa sobre desenvolvimento regional e local, ampliando o escopo, as perspectivas e modelos teóricos para se compreender os fenômenos concernentes às dinâmicas regionais e locais, dentre as quais a Comunicação Social.

A interface entre Comunicação e Desenvolvimento já se fez explícita por meio dos estudos de Wilbur Schramm ainda nas décadas de 1960 e 1970, em um contexto midiático muito distinto do atual. É evidenciada pela Cátedra da Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Torna-se latente nos marcos regulatórios recentes, como a Lei de Acesso à Informação e Marco Civil da Internet. Escancara-se no momento político atual.

Pesquisadores da área de Comunicação (por formação ou por atuação) se inserem nos programas stricto sensu da Área de Planejamento Urbano e Regional, para construir as pontes teóricas e metodológicas entre as áreas.  Este dossiê pretende apresentar o estado da arte dos estudos de Comunicação e Desenvolvimento Regional que se configuram no cenário da pós-graduação brasileira, com o objetivo de delinear e consolidar essa interface.

Assuntos recomendados:

– perspectivas metodológicas na área de Comunicação e Desenvolvimento Regional;

– desafios teóricos da área de Comunicação e Desenvolvimento Regional;

– experiências e casos da área de desenvolvimento regional;

– estrutura midiática nacional, regional e/ou local e desenvolvimento regional;

– produção científica: especificidades da literatura científica no Brasil e no mundo em Comunicação e  desenvolvimento Regional;

– políticas de comunicação para o desenvolvimento regional.

Datas importantes:

15 de outubro de 2016 – Prazo final para submissão dos artigos completos.

15 de novembro de 2016 – Divulgação de parecer pelo Conselho Editorial.

15 de dezembro de 2016 – Publicação on line do dossiê especial (www.rbgdr.net)

Diretrizes para os autores:

Os textos devem seguir as diretrizes da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/about/submissions#authorGuidelines

Submissões devem ser feitas pelo site www.rbgdr.net

Informações importantes:

A RBGDR está indexada no Scopus e é classificada como B1 no Qualis em 4 áreas (Ciência Política e Relações Internacionais; Interdisciplinar; Planejamento Urbano e Regional / Demografia; Psicologia).

Editores:

Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveria (Editor-chefe)

Dra. Monica Franchi Carniello (Editora-executiva)