Lançamento do livro “Rádio e mídias sociais”

9788574788241-500x500

A MAUAD Editora, a Blooks Livrarias e o autor Marcelo Kischinhevsky convidam para o lançamento do livro “Rádio e mídias sociais – Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação”, dia 14 de setembro, quarta-feira, às 19h, na Blooks Livraria, em Botafogo (Rio de Janeiro). Haverá pré-lançamento na Universidade de São Paulo, na semana anterior, durante o congresso nacional da Intercom, aproveitando a comemoração dos 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da entidade.

O trabalho é fruto de quatro anos de pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no AudioLab (Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social) da UERJ.

Sinopse

O rádio é hoje um meio de comunicação expandido, que extrapola as transmissões em ondas hertzianas e transborda para as mídias sociais, o celular, a TV por assinatura, sites de jornais, portais de música. A escuta se dá em FM, AM, mas também em telefones celulares, tocadores multimídia, computadores, notebooks, tablets, ao vivo ou sob demanda. Neste cenário de reconfiguração da mídia sonora, também a produção, a edição e a veiculação de áudios ganharam agilidade, amplificando a voz de novos atores sociais. Este livro não trata da história do rádio, mas de seus horizontes. Não sob um viés tecnicista, e sim numa perspectiva que leva em conta o papel do rádio na construção e na negociação de identidades locais, regionais, nacionais e mesmo transnacionais. Interessa, aqui, mapear e compreender esse rádio constantemente desafiado, mas que permanece relevante no novo ecossistema midiático, consolidando sua presença em novas plataformas de distribuição, circulação e consumo. Em múltiplos formatos e configurações, o rádio contraria as previsões mais pessimistas e se afirma, cada vez mais, como trilha sonora da vida cotidiana, como espaço de manifestação social, cultural, política, como um lugar em que ouvimos os sons do mundo, do país e da cidade e em que devemos lutar para nos fazer ouvir.

Sobre o autor

Marcelo Kishinhevsky é professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ). Atualmente coordena o Laboratório de Áudio (AudioLab) e é também coordenador-adjunto do PPGCOM. Lidera o Grupo de Pesquisa (GP) Mediações e Interações Radiofônicas, listado no CNPq, atuando ainda como coordenador-adjunto do Grupo de Pesquisa (GP) Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Bolsista da FAPERJ (Prociência), nos últimos anos, tem desenvolvido trabalhos que enfocam as indústrias do rádio, da música e do jornalismo e os desdobramentos da convergência midiática nos campos da cultura e da comunicação.

O livro pode ser adquirido também no site da editora: http://mauad.com.br/index.php?route=product%2Fproduct&product_id=21121