Revista Esferas recebe contribuições para o dossiê “Comunicações e Performances da Cultura”

A revista Esferas está recebendo, até o dia 31 de agosto de 2020, contribuições para o dossiê “Comunicações e Performances da Cultura”. Os textos aprovados serão publicados até o dia 31 de dezembro de 2020.

Para editar o dossiê foram convidadas as pesquisadoras Lara Lima Satler (UFG), Luciene de Oliveira Dias (UFG) e Renata Lima (UFG/UFBA).

De acordo com a chamada de trabalhos do periódico (que pode ser acessada aqui), a comunicação deve ser encara a partir do ponto de vista das mediações, tal como preconizadas por Martín-Barbero, deixando de ser pensada como sinônimo de meios de comunicação.

É a partir do conceito de mediação, segundo o Call for Papers, que se pode pensar as interseções entre comunicação e Performance. “Do diálogo entre o antropólogo Victor Turner (1987) e o teatrólogo Richard Schechner (2006) é forjada a lente investigativa que busca observar o que é performado nas culturas, incluindo desde os papéis desempenhados no cotidiano até os apresentados nos palcos, nos ritos, nas festas populares. E, considerando a massiva presença das tecnologias da comunicação neste século, nas telas, dentre outros espaços da expressão cultural”.

São esperados trabalhos que tratem dos seguintes temas:

  • as performances da comunicação em diversas culturas;
  • performances mediadas por tecnologias da comunicação;
  • as mediações comunicativas da cultura e suas performances;
  • as performances cinematográficas, televisivas, videográficas, etc.;
  • as performances do cotidiano em plataformas digitais de comunicação;
  • as mediações comunicativas nas artes cênicas, nos ritos, nas festas populares, etc.;
  • cultura de performances e seus modos e suas redes de comunicação;
  • performar-se ao outro, encenar, apresentar, representar, comunicar-se.

Os trabalhos dos autores interessados em participar do dossiê devem seguir as diretrizes para autores da publicação, disponíveis aqui. Os textos devem ser submetidos pelo sistema OJS da revista.

Posted in Uncategorized and tagged , , .