Header image

EpticLogo

  • facebook
  • twitter

Menu

Skip to content
  • Sobre
  • Grupos de Trabalho
    • Eptic/Intercom
    • Eptic/Alaic
    • CT&D/CNPq
    • Cepos
    • Compós
    • Obscom/UFS
  • Revista
    • Quem Somos
    • Acervo
    • Especiais/Minc 2006
  • Revista Eptic Vol. 23, Nº 1 – Dossiê Temático Economia Política da Desinformação
  • Publicações
    • Biblioteca Eptic
    • Série Cepos
    • Outros Livros
    • Teses
    • Dissertações
    • Monografias
    • Textos para Discussão
  • EPnoTICias
    • Sobre
    • Acervo – EPnoTICias
    • Todas as Notícias
  • Agenda
  • Contato

Intercom disponibiliza ebooks da Coleção Fortuna Crítica

Posted by Anderson Santos on março 21, 2015 in EPnoTICias, Todas as Noticias | 264 Views

    timoneirosA Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) disponibilizou para download os ebooks da Coleção Fortuna Crítica, formados pelos volumes: Visionários, Baluartes, Timoneiros, José Marques de Melo: liderança e vanguardismo e Antonio Hohlfeldt: entre comunicação, jornalismo e literaturas.

    Timoneiros conta com um artigo sobre Valério Cruz Brittos, um dos principais pesquisadores da EPC na América Latina, o professor do PPG em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e criador e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) faleceu em julho de 2012.

    Em “Valério Cruz Brittos: perfil acadêmico”, 15º capítulo do livro, César Bolaño (OBSCOM-CEPOS/UFS) e Joanne Mota (OBSCOM-CEPOS/UFS) traçam um perfil intelectual do pesquisador que consideram como fundamental à Comunicação no Brasil, sendo reconhecido especialmente pelo seu trabalho para os estudos de Economia Política da Comunicação, da Informação e da Cultura (EPC).

    Ainda segundo os autores: “trata-se, no agregado, de um estudo preliminar, que define um universo de análise e uma certa periodização, se não definitivos, certamente úteis para desdobramentos posteriores”. O texto é dividido numa descrição da trajetória acadêmica de Brittos; sua produção acadêmica é apresentada através de tabelas dividas em quantidade, orientações efetuadas até 2012 e classificação da produção de acordo com os descritores dos artigos/capítulos.

    Timoneiros foi organizado por Osvando Morais, Clarissa Pereira e Iury Aragão, tendo como inspiração o reconhecimento de uma geração de pesquisadores das ciências da comunicação que marcou, pela sua determinação profissional, curiosidade investigativa e pluralidade visionária, o universo comunicacional brasileiro contemporâneo.

    O livro pode ser baixado em: http://migre.me/p7mUE

     

    Posted in EPnoTICias, Todas as Noticias | Tagged livros, Valério Brittos

    About the Author

    Avatar

    Anderson Santos

    Professor da unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Comunicação Social/Jornalismo na UFAL e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membro do grupo de pesquisa CEPOS.

    Coluna Cepos

    • Por uma (crítica da) Economia Política…novembro 24, 2020
    • Não criemos na EPC uma dicotomia entre pesquisas empíricas e teóricas!junho 1, 2020

    Entrevista

    • Entrevista com Fernando Checa Montúfarjulho 30, 2017
    • Entrevista com presidente da ULEPICC-Moçambique sobre o mercado de comunicação do país africanoabril 29, 2017

    Notícias

    • “A Dialética do Gosto” analisa o gosto musical a partir da EPC e pode ser baixado gratuitamentemaio 27, 2020
    • Grupo de pesquisa recebe contribuições para o E-book Cartografias do Isolamentomaio 14, 2020



    Parceiros:


    Apoio:
     


     


     


     

    Copyleft ©2014

    Menu