Chamada para livro sobre EPC e Estudos Culturais na América Latina

A ULEPICC-Federação convoca a enviar trabalhos com destino a um volume coletivo que será publicado na Editora Rowman & Littlefield. O dossiê tem como tema “Economia Política da Comunicação e Estudos Culturais na América Latina” e recebe propostas até o dia 01 de maio, que terá como organizadores Francisco Sierra Caballero e Carlos Del Valle Rojas.

Apresentação

A presente proposta se inclui na coleção “Cultural Studies and Marxism”,  de Jaafar Aksikas (Columbia College de Chicago), da editora Rowman & Littlefield. A série de estudos culturais e marxismo é uma contribuição oportuna e valiosa ao campo mais amplo dos estudos culturais contemporâneos. A crise capitalista global do século XXI tem suscitado um renovado interesse pela economia política crítica e pela teoria marxista. Ao mesmo tempo, as instituições editoriais comprometidas com uma articulação entre os estudos culturais, a economia política e o marxismo são quase inexistentes. A convocatória assume esta situação e gera precisamente um espaço para lograr a interseção destes três campos.

O objetivo da série é publicar importantes contribuições teóricas, assim como empíricas e históricas como base de um vigoroso debate intelectual e um intercâmbio entre investigadoras/es dos estudos culturais e críticos. Está-se convencido que este projeto será uma importante contribuição à revitalização e renovação do projeto intelectual comprometido politicamente dos estudos culturais. Esta série também pretende ser um aporte à produção de conhecimento útil, que nos permita mudar o mundo social no qual vivemos e fazê-lo mais humano.

A série será revisada por pares e publicará trabalhos originais. O propósito é incluir uma ampla gama de vozes, práticas, formatos, enfoques, posições e interesses da tradição crítica latino-americana em Economia Política da Comunicação e Estudos Culturais.

Justificativa

O redescobrimento do próprio, como empoderamento do pensamento e da realidade latino-americana, traduz-se a partir da obra de autores como Luis Ramiro Beltrán na emergência de uma nova Comunicologia, na reivindicação da diferença e, a tempo, no questionamento e antagonismo da norma e do pensamento dominante da modernização ocidental e da ciência neopositivista hegemônica no Norte. Assim, por exemplo, com o movimento NOMIC e, posteriormente, a defesa do Informe McBride, América Latina, com Luis Ramiro Beltrán à frente, lideraria o debate sobre o acesso à informação e a democratização da comunicação como componente fundamental dos Direitos Humanos, o que marcaria um ponto de inflexão nas agendas de investigação. A filosofia da práxis é a razão que haveria de animar o professor a converter-se no eixo de articulação da frente da NOMIC, como impulsor da Conferencia de San José de Costa Rica, e, para além, no advogado defensor do conceito sistemático e integral de Políticas Nacionais de Comunicação.

Neste empenho, os editores deste volume coletivo convocam à comunidade acadêmica a repensar o papel da comunicação e das culturas populares no novo cenário de crise global do capitalismo para difundir os avanços científicos em matéria de economia, política e estrutura da informação, e os Estudos Culturais que América Latina vem propiciando desde uma visão diferenciada e crítica da subalternidade ou periferia.

Fiel à sua tradição de rede de articulação de vontades e coordenação de esforços crítico-reflexivos sobre o campo da comunicação e da cultura, a convocatória desta chamada de trabalhos tem por objetivo, em suma, dar conta do pensamento mais avançado na matéria, a fim de formular uma crítica teórica fundamentada, assim como análises inovadoras sobre as emergências e alternativas democráticas de progresso que têm de ser pensadas geopoliticamente na região a partir de novas matrizes e ferramentas.

Informação para os autores

Todos os originais precisam ser remetido ao e-mail franciscosierra@ulepicc.org com arquivos anexados que incluam tabelas, gráficos e representações devidamente numerados.

Prazos

  • Recepção de originais em inglês: Maio, 2017
  • Discussão e correções de originais: Junho-Agosto, 2017
  • Envio a editorial: Setembro, 2017

O volume estará organizado em dois grandes eixos de abordagem:

I.- Teoria e História da Investigação Latino-americana;

II.- Novas Perspectivas de Análise.

Textos definitivos/normas de estilo

Os textos devem estar redigidos em inglês e conter os seguintes elementos:

  • Título;
  • Breve biografia del autor (150 a 200 palavras);
  • Corpo do trabalho;
  • Bibliografia.

A extensão dos trabalhos será ente oito mil (8.000) e dez mil (10.000) palavras. O total de palavras só não inclui a biografia. O texto deverá estar em Times New Roman 12, espaço simples, em página A4. O arquivo deve ser enviado em formato Word, seguindo as normas expostas na American Psychological Association, APA, 6ta. edición.

Editores

Dr. Francisco SIERRA CABALLERO. Diretor Geral de CIESPAL. Catedrático de Teoría de la Comunicación e investigador do Instituto Universitario de Estudios sobre América Latina (IEAL), Francisco SIERRA é diretor do Grupo Interdisciplinario de Estudios en Comunicación, Política y Cambio Social (www.compoliticas.org) e editor da Revista de Estudios para el Desarrollo Social de la Comunicación (REDES.COM) (www.revista-redes.com). Especista em políticas de comunicação, novas tecnologias e participação cidadã da União Européia, tem dado aulas e conferências como professor convidado em prestigiosas universidades de toda América Latina, além dos mais prestigiosos centros de pesquisa e universidade de Espanha, Portugal, França e Itália. Autor, entre outras publicações, de “Políticas de comunicación y educación. Crítica y desarrollo de la sociedad del conocimiento” (Gedisa, Barcelona, 2006) e “Elementos de Teoría de la Información” (MAD, Sevilla, 1999), é fundador e vogal diretivo de Relações Internacionais da Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AEIC). Atualmente é presidente da Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (www.ulepicc.net) e presidente interino em exercício da Confederación Iberoamericana de Asociaciones Científicas en Comunicación (CONFIBERCOM).

Dr. Carlos DEL VALLE ROJAS. Professor titular e decano da Facultad de Educación, Ciencias Sociales y Humanidades na Universidad de La Frontera, Chile. Jornalista, licenciado e mestre em Comunicação pela mesma universidade. Doutor em Comunicacão pela Universidad de Sevilla, Espanha. Pós-doutor no Programa de Pós-Graduação de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou uma investigação pós-doutoral em Comunicação na Universidade de Oklahoma, Estados Unidos. É diretor científico da Unión Latina de Economía Política de la Comunicación y la Cultura (ULEPICC). Membro do Conselho Consultivo da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Investigador na FONDECYT, do Chile, e registrado no CNPq, do Brasil, e SICA, da Espanha. Professor de doutorado em: Universidades de La Frontera y Austral, no Chile; Universidad Nacional de La Plata, na Argentina; e Universidades Autónoma de Barcelona, de Sevilla, e Pablo de Olavide, na Espanha. Diretor da revista Perspectivas de la Comunicación.

Posted in EPnoTICias, Todas as Noticias.