App AudioLab Geo, desenvolvido na UERJ, oferece mapa sonoro do Rio

AudioLab (Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social) e o LCC (Laboratório de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), disponibilizam para download gratuito na Play Store o aplicativo AudioLab Geo, que permite a escuta de áudios informativos e educativos geolocalizados sobre mais de 60 pontos de interesse histórico, social e cultural do Rio de Janeiro.

O app foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, apesar da crise sem precedentes que temos enfrentado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o conteúdo sendo produzido por estudantes de Jornalismo e de Relações Públicas, com a supervisão de professores de Comunicação e História da universidade.

O objetivo é oferecer a educadores, estudantes e público em geral um instrumento de construção de conhecimentos, de fácil compartilhamento, articulando as atividades de ensino-aprendizagem à ressignificação de espaços urbanos e a ações colaborativas de inclusão digital.

Integrado ao Google Maps, o AudioLab Geo pode ser utilizado em dispositivos móveis que rodam Android e também em computadores. A ideia é que o aplicativo se torne uma plataforma compartilhada entre universidades, para produção e circulação de áudio digital georreferenciado em diversas cidades do Brasil e do exterior. A iniciativa foi viabilizada por bolsas e auxílios concedidos pela FAPERJ, pelo CNPq e pelo Departamento de Inovação da universidade, o InovUERJ. 

O app pode ser baixado nesse link:
https://play.google.com/store/apps/details…

O acesso por computador está disponível no seguinte endereço:
http://152.92.236.18/audiolabgeo/

Visite a página do AudioLab (www.audiolab.uerj.br) e ajude a divulgar e compartilhar essa iniciativa.

Posted in Uncategorized.