A Revista Media e Jornalismo, do Centro de Investigação Media e Jornalismo da Universidade Nova de Lisboa, está com chamada aberta para o dossiê “Educação para os media na era digital”. Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol e devem ser enviados para anajorge@fcsh.unl.pt até 15 de Fevereiro de 2015, não devendo exceder os 50.000 caracteres (incluindo espaços e notas finais). O periódico é avaliado pela Capes como B1 em Ciências Sociais Aplicadas.
O tema da educação para os media atrai um número crescente de investigadores a nível internacional, tanto da área da comunicação como da educação. Nesse ínterim, sucedem-se as iniciativas da parte de atores públicos, privados e civis.
O diálogo internacional que Portugal tem desenvolvido em torno da educação para os media tem estabelecido ligações com a Europa e com o Brasil, sobretudo, com agendas focadas na inclusão e capacitação dos cidadãos, especialmente crianças e jovens, para a participação na vida social. Considera-se ainda, numa linha mais atual que encara os media no âmago da vida cotidiana, que esta inclusão e capacitação para o digital é acompanhada pela necessidade do incremento da literatura cívica que implica o envolvimento de diversos atores, desde os jovens, passando pelos pais e escola. Neste âmbito, com a tônica política colocada na aprendizagem ao longo da vida, os últimos anos têm vindo a ilustrar uma atenção cada vez maior para os contextos informais.
Partindo do trabalho e da investigação realizados no âmbito do projeto RadioActive Europe, financiado pela Comissão Europeia, propõe-se neste número especial uma discussão sobre iniciativas de educação para os media em Portugal e noutros países. Dada a natureza do projeto, que explora as potencialidades da rádio online para a capacitação e inclusão de jovens em ambientes de risco de exclusão e em cenários informais, neste número da revista incentivamos particularmente contribuições que se debrucem sobre os meios digitais e as suas formas de utilização em ambientes de aprendizagem formal e informal, a rádio e o seu potencial participativo e educacional, os contrastes e as interligações entre ambientes formais e informais, bem como estratégias de intervenção focadas nos meios digitais no âmbito da aprendizagem ao longo da vida. Outros temas sugeridos, mas não exclusivos: Literacias digitais, transliteracias, avaliação de competências de literacia e metodologias participativas.
As normas para autores podem ser consultadas em http://www.cimj.org/index.php?option=com_content&view=article&id=41&Itemid=35
Organizadores: Ana Jorge (FCSH/UNL), Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto), Sílvio Correia Santos (Universidade de Coimbra).