O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), sob os auspícios da Unesco, convida pesquisadores e outros interessados a enviarem propostas para a seção de artigos das seguintes publicações: TIC Domicílios, TIC Educação e TIC Kids Online Brasil. As obras reúnem resultados das investigações realizadas pelo Cetic.br no ano de 2017 e serão publicadas em versões impressas e eletrônicas, bilíngues (português e inglês), a serem lançadas no segundo semestre de 2018.
Os autores interessados em publicar um artigo em uma das publicações das pesquisas acima, devem submeter o resumo expandido – entre 800 e 1.000 palavras – até o dia 10 de janeiro de 2018, indicando ao menos uma das linhas temáticas apresentadas abaixo. As propostas aceitas devem ser enviadas como artigos completos (até 3.000 palavras) até o dia 11 de março de 2018. Os trabalhos podem ser submetidos em português ou inglês.
O Cetic.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil. Mais informações sobre as pesquisas, sobre as atividades do Cetic.br, bem como os relatórios das investigações anteriores, estão disponíveis em: http://www.cetic.br/.
CRONOGRAMA
10/1/2018 – data limite para envio de resumos
31/1/2018 – resultado da seleção dos resumos
11/3/2018 – data limite para envio da versão completa dos artigos
TEMAS SUGERIDOS
As propostas de artigos serão avaliadas pela equipe editorial do Cetic.br, que poderá redirecionar os textos aprovados para diferentes publicações. O uso de dados agregados ou microdados das pesquisas do Cetic.br será considerado um diferencial no processo de seleção.
Os artigos podem abordar os temas a seguir:
– Temas transversais às publicações
Conectividade e exclusão digital;
Desenvolvimento de habilidades e competências digitais;
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tecnologias de informação e comunicação (TIC).
– Temas específicos
TIC Domicílios
Políticas públicas de expansão da banda larga no Brasil;
Marcos regulatórios no Brasil: Marco Civil e regulamento da neutralidade, proteção de dados, lei geral de telecomunicações, direitos autorais, entre outros;
Segurança e Internet das coisas no contexto domiciliar;
Relacionamento de usuários de Internet com empresas e governos.
TIC Educação
Acesso e uso das TIC na educação do campo;
Inovação no uso das TIC no espaço escolar: aprendizagem móvel, linguagem de programação, robótica, inteligência artificial, entre outros;
Inclusão digital, letramento digital e integração das TIC ao currículo da Educação Básica;
Tecnologias no desenvolvimento da democracia escolar e da participação ativa de alunos e educadores;
Utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) na Educação Básica.
TIC Kids Online Brasil
Cidadania, participação e engajamento na rede: oportunidades para crianças e adolescentes;
Diversidade e direitos da infância: sexualidades, identidades e discurso de ódio na rede;
Conteúdos mercadológicos dirigidos a crianças e adolescentes na rede;
Privacidade e Internet dos brinquedos: novos riscos on-line para crianças e adolescentes;
Pesquisa sobre e com crianças: dificuldades metodológicas e novos métodos de investigação.
FORMATAÇÃO
Orientações para envio do resumo
Título: até 80 caracteres.
Tamanho do texto: entre 800 e 1000 palavras, excluindo bibliografia referenciada (item obrigatório, de acordo com as normas da APA – American Psychological Association).
Formatação: Arial 12, espaçamento 1,5 entrelinha.
Minicurrículo: até 150 palavras.
Orientações para envio do artigo completo
Tamanho do texto: até 3.000 palavras.
Formatação: de acordo com template a ser enviado posteriormente aos selecionados.
Os trabalhos que não atenderem às normas serão desclassificados.
INFORMAÇÕES PARA ENVIO
O documento deve ser salvo em uma extensão compatível com software editor de texto (exemplos: .docx / .doc ou .odt) e enviado para o seguinte e-mail: publicacao@nic.br.