Em tempos de discussão sobre a natureza da apropriação de bens culturais enquanto um mecanismo de poder e de esvaziamento de afirmação identitária, a TRAMA: indústria criativa em revista (ISSN 2447-7516) lança chamada até o dia 23 de abril para o dossiê Cultura material, consumo e significação cultural, a ser publicado em julho de 2017.
Esse quarto número da revista TRAMA pretende colocar em discussão a importância dos “trecos, troços e coisas” (Miller, 2014), i.e., a cultura material na construção das identidades culturais desde a Modernidade e como, ao longo do tempo, os bens vêm ganhando em importância como instrumento de visibilidade de identificação cultural e de subjetividade individual (Appadurai, 1986; Baudrillard, 1970, 2008; Bauman, 2007; Campbel, 2001, 2006; Canclini, 1995; Featherstone, 1995; Hall, 2003; MacCracken, 2003, 2012; Miller, 2014; Rocha, 1995; Slater, 2002; Veblen, 1988; entre outros).
Nesse sentido, o consumo, aqui entendido como aquisição, uso e descarte dos bens, tornou-se prática social impregnada de lógicas e estratégias de significação que extrapolam sua razão prática (Sahlins, 2003) e que colocam em xeque as fronteiras simbólicas da cultura – locais, globais, de raça, de gênero e de classe social, a partir da já citada discussão da apropriação cultural, assim como as fronteiras físicas, com a globalização dos mercados.
Serão bem vindos textos que levem em conta, mas não só, questões relacionadas à problematização da cultura material tanto em suas dimensões sociais e políticas quanto simbólicas, e também artigos que tragam reflexões sobre as práticas de consumo em variados matizes: histórico, político, estético, material, ideológico, entre outros.
Para a seção de Artes e Imagens, estamos aceitando trabalhos que contenham conteúdo com fotos e vídeos, GIFs, animações,etc, que preferencialmente, mas não necessariamente, tenham relação com a discussão proposta pelo Dossiê.
As seções de Entrevistas, de Resenhas e de Temas Livres recebem contribuições em fluxo contínuo.
Revista
A Revista Trama (Qualis C – Comunicação & Informação) é uma publicação semestral vinculada ao Centro de Ensino Indústria Criativa da Universidade Estácio de Sá. Este periódico tem como missão oferecer um espaço de reflexão e debate sobre as mais diversas experiências de produção no campo da indústria criativa.
Para saber sobre as normas de publicação e envio dos textos: http://periodicos.estacio.br/index.php/trama/about/submissions#onlineSubmissions