17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo recebe inscrições de trabalhos

Encontram-se abertas até o dia 04 de fevereiro as inscrições para o 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo a se realizar em Palmas (Tocantins), de 18 a 20 de abril de 2018, no campus da Universidade Federal de Tocantins (UFT). Com o tema “O ensino do jornalismo tem tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público”, o ENPJ reúne professores, estudantes e jornalistas com objetivo de debater os rumos do ensino do jornalismo no Brasil.

Os interessados podem acessar a página do evento http://ww2.uft.edu.br/index.php/17-enpj/apresentacao onde encontrarão as informações necessárias, tanto para participar como ouvintes, ou na condição de autores, submetendo trabalhos junto o 13º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo. Além destas atividades, o Congresso contará o Pré-Forum da Fenaj, evento já tradicional na agenda do ENPJ.

O 13º Ciclo de Pesquisa aceita três formatos de produção – Comunicação  Científica, Relato de Experiência e Posters para seis Grupos de Trabalho (Atividades de Extensão, Pesquisa na Graduação, Prod. Laboratorial – Impressos, Prod. Laboratorial Eletrônicos, Proj. Pedagógicos e Metodologias de Ensino e Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo). Para mais detalhes consultar o link – http://www.fnpj.org.br/soac236/ .

Modelos

 Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;

Formato da Comunicação Científica (ver modelo anexo):

• Tamanho: mínimo de 10 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;

• Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: cabeçalho; título do trabalho; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as); e-mail; resumo; palavras-chave; nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as).

• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo.

 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.

Formato de Resumo Expandido (ver modelo anexo):

• Tamanho: de cinco (05) a sete (07) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas. odas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;

• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo;

 Pôster: modalidade destinada a apresentação de pesquisas de iniciação científica ou extensão universitária. Deverá conter a identificação do evento no qual está sendo apresentado, situado no alto à esquerda, com os seguintes dizeres:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DO JORNALISMO – ABEJ/FNPJ

17º  ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO

MODALIDADE DO TRABALHO: Pôster

Formato do pôster

• Deve ter largura de 90cm e altura entre 90cm e 120cm;

• Deve ser legível a uma distância de pelo menos 2m;

• Deve ser assinado por estudante(s) de graduação e um orientador;

• Deve conter o nome do(a) autor(a) ou co-autores(as), com respectivos endereços eletrônicos e indicação da instituição de origem;

• Deve indicar a(s) agência(s) de fomento da pesquisa ou órgão de apoio institucional, se houver; deve conter o correio eletrônico do coordenador do projeto;

• Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(s) autor(es);

• O pôster de iniciação científica deve conter introdução, metodologia, resultados e conclusões;

• O pôster de extensão universitária deve conter introdução, objetivos, desenvolvimento e resultados;

• Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.

O aluno deve fazer a inscrição com o coordenador do Grupo de Pesquisa vinculado ao tema do trabalho. A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es). Além do texto, o autor deve enviar também uma arte em PDF do pôster.

Evento

O evento, que ocorre a cada dois anos, é uma realização da Abej – Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (antigo FNPJ). Em 2018, ocorre em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Tocantins (UFT). Conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – Proex/UFT,  da Diretoria de Comunicação – Dicom/UFT, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Ppgcom/UFT e da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj.

Para mais informações, acesse: http://ww2.uft.edu.br/index.php/17-enpj/apresentacao

Posted in Uncategorized.