XV Seminário OBSCOM/CEPOS inicia com palestra sobre comunicação em Moçambique e roda de capoeira

O XV Seminário OBSCOM/CEPOS teve início na noite desta quarta-feira com diversas atividades, realizadas no auditório da ADUFS, na Universidade Federal de Sergipe.

Após a mesa de abertura, o prof. Dr. João Miguel, da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) fez a palestra de abertura com o tema do evento: “Economia Política, Comunicação e Africanidades”. A apresentação tratou da trajetória dos estudos em Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura para tratar do mercado moçambicano de comunicação. Escute boa parte da apresentação aqui.

Em seguida, foram lançados alguns livros que têm como autores ou organizadores pesquisadores presentes no evento, casos dos livros presentes para serem vistos aqui no Portal EPTIC: “Economia Política do Jornalismo: Tendências, Perspectivas e Desenvolvimento Regional” e “Mercado Brasileiro de Televisão” (em português e em espanhol); dentre outros, incluindo os mais novos do grupo de pesquisa OBSCOM/CEPOS, casos de “Mercado Brasileiro de Televisão – Sergipe” e “EPC: Teorias e estudos setoriais – XIV Seminário OBSCOM/CEPOS”.

Para finalizar a primeira noite, houve uma mesa especial sobre capoeira de roda, com Benedito Carlos Libório (UFS), e respectiva roda de capoeira na Vivência da UFS.

O XV Seminário OBSCOM/CEPOS segue hoje com duas mesas – Capitalismo Global, África e América Latina e Epistemologia do Sul -, separadas por dois blocos de apresentações de trabalhos no III Encontro de Pesquisas em EPC. O encerramento do evento será com palestra de Silvino Lopes Évora, da Universidade de Cabo Verde.

Para acompanhar as publicações sobre o evento, incluindo transmissão em tempo real das mesas, acesse as páginas do Facebook do Portal EPTIC e do OBSCOM/CEPOS.

Leave a Reply