Chamada para o XIV Seminário OBSCOM/CEPOS na UFS

obscomcepos

Está aberta até o dia 15 de outubro a chamada para resumos expandidos do XIV Seminário OBSCOM/CEPOS. Organizado pelo Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (OBSCOM/UFS), o evento ocorrerá entre os dias 22 e 23 de outubro, no campus São Cristóvão-SE da UFS.

CHAMADA

A comissão organizadora do evento abre chamada até 15 de outubro para envio de resumo expandido dos investigadores que pesquisam com base na Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e de teorias próximas. É importante pontuar que poderão ser apresentados projetos de pesquisa em andamento ou concluídos (teses, dissertações, monografias, entre outros) no seminário. O modelo do resumo expandido está disponível para download no link: https://goo.gl/vQ1OiQ

Os resumos devem ser enviados para o e-mail obscomufs50@gmail.com.

EVENTO

Com o tema “Comunicação e Marxismo”, o Seminário objetiva reunir estudantes, pesquisadores e professores para discutir o papel no campo da comunicação da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC), e do pensamento crítico em geral, no estágio atual do capitalismo.

As atividades reunirão pesquisadores do Brasil e de outros países da América do Sul, entre eles: Eric Torrico (Bolívia), César Bolaño (UFS), Cesare Galvan (Centro Josué de Castro-PB), Ruy Sardinha Lopes (USP), Alain Herscovici (UFES), Ángel Páez (Venezuela) e Maurício Herrera (Colômbia).

As inscrições para participar do evento, com direito a certificado, estarão abertas brevemente pelo SIGAA.

PROGRAMAÇÃO

– 22/10/2015

18h: Credenciamento

18h30: Homenagem ao professor Luis Ramiro Beltrán – Eric Torrico (Bolívia), César Bolaño (UFS), Fernando Paulino (UNB)

19h: Palestra de abertura “Comunicação e Marxismo” – Cesare Galvan (Centro Josué de Castro)

20h: Lançamento de livros.


– 23/10/2015

9h – 10h30

Mesa 1: Economia Política, Epistemologia da Comunicação e Práxis
Expositores: Ruy Sardinha Lopes (USP), Erik Torrico (Bolívia), Alain Herscovici (UFES)
Debatedor: Júlio Arantes (UFAL)
Mediação: Anderson Santos (UFAL)

10h30-10h45- Cafezinho filosófico

10h45-12h15
Mesa 2:  Cultura, Criatividade, Comunicação e Trabalho
Expositores: Ángel Páez (Venezuela), Maurício Herrera (Colômbia), Verlane Aragão (UFS)
Debatedor: Daniele Canedo (UFRB)
Mediação: Ivonete Lopes (UFV)

Pausa para almoço

14h30: Inauguração da Biblioteca Setorial Prof. Dr. Valério Cruz Brittos no prédio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Coord.: César Bolaño

15h30-18h: II Encontro dos Grupos de Pesquisa em Economia Política da Comunicação – Apresentação de trabalhos a cargo dos grupos de pesquisa em EPC do Brasil e América Latina.