ULEPICC-Brasil realiza primeira edição de seu novo projeto: Diálogos


Por Letícia Bezerra (organização)

A ULEPICC-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) traz para Maceió a primeira edição de Diálogos, um ambiente de debate sobre temas econômicos, políticos, culturais e referentes à área da comunicação. O evento será realizado em 01 de setembro, no Teatro Linda Mascarenhas, a partir das 18h, com entrada franca ao público.

O tema do primeiro Diálogos ULEPICC-Brasil será “Economia Política da Cultura: a música em debate”, apresentado pelo jornalista e mestrando em Comunicação Flávio Marcilio Maia (UFS) e pelo prof. Dr. Victor Nobre Pires (UFAL). Os pesquisadores tratarão das mudanças na indústria da música nas últimas décadas, casos das alterações em shows e com o streaming.

Diálogos dará início à série de encontros prévios ao Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil, que será realizado no final de 2018 em Maceió. As edições dos pré-encontros têm como proposta oferecer um espaço itinerante para discussão de questões sociais mediadas e imediatas a partir de uma abordagem da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC). O objetivo é disseminar nas universidades a ideia de ampliação do espaço da economia política na área da comunicação.

Na opinião de Júlio Arantes, professor da UFAL e um dos organizadores do evento, essa é uma oportunidade para os estudantes e profissionais da comunicação expandirem seus conhecimentos através do contato com o estudos críticos na perspectiva da economia política. Além de compreenderem a importância da área nas respostas de questões da comunicação.

Diálogos conta com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares e do Coletivo Cia Hip-Hop, que fará a apresentação de abertura. Esse projeto é organizado pelo núcleo alagoano do grupo de pesquisa Obcom/Cepos, da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o projeto de iniciação científica (Pibic/UFAL) “Panorama da programação televisiva em Alagoas”, pertencente ao núcleo Comulti e coordenado por Júlio Arantes. O evento, que está com inscrições abertas no site https://www.doity.com.br/dialogos-ulepicc-brasil-musica/, garante certificado de 4 horas e uma experiência produtiva e enriquecedora para os comunicadores. Confirme presença também no evento do Facebook e acompanhe outras informações: https://www.facebook.com/events/2020547974840800/