GT 1- POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO
Juliano Maurício de Carvalho – UNESP (coordenador) juliano@faac.unesp.br
Messiluce Hansen – UFS / SE (coordenadora) messiluce@gmail.com
Autor: Marcos Américo
Título do trabalho: TV Digital Interativa e Internet: O Caso Brasileiro
Autor: Carine Felkl Prevedello
Titulo do trabalho: Convergência digital e Política: o espaço das televisões de interesse público no SBTVD
Autor: Manoel Messias da Silva Oliveira e Mariana Paulino do Nascimento
Título do trabalho: Novas tecnologias e Estratégias competitivas: a atuação das operadoras de telefonia móvel no Brasil, frente à convergência com os serviços de TV por assinatura e Internet
Autor: Joanne Mota
Título do trabalho: Cadeia produtiva da TV não-comercial no Brasil: uma análise comparativa entre a TV Brasil e as emissoras comunitárias, educativas e universitárias e o desafio da criação da rede pública de televisão
Autor: Thalita Vitoria Castelo Branco Nunes Silva
Título do trabalho: As políticas públicas e estratégias midiáticas da TV Digital do Piauí
Autor: Nádia Helena Shneider e Paola Madeira Nazário
Título do trabalho: Mídia, educação e a busca pela regulamentação
Autor: Rodrigo Garcia V. Braz
Titulo do trabalho: O modo de regulação da radiodifusão na Venezuela: uma análise do governo Chávez
Autor: Raffaele Enrico Calandro
Título do trabalho: Democratização do acesso ao livro: um confronto entre o digital como agente de universalização e o comunitário com agente de inclusão
Autor: Saulo Pereira Guimarães
Título do trabalho: Em Nome do Pai: A Bancada Evangélica na mídia
Autor: Angela Maria Grossi de Carvalho
Título do trabalho: Sociedade da Informação e os desafios das políticas públicas de inclusão digital
Autor: Valério Cruz Brittos e Bruno Lima Rocha
Título do trabalho: Conferência, comunicação e pauta de democratização
Autor: Mariana Martins de Carvalho
Título do trabalho: Sobre a conceituação dos sistemas de comunicação do Brasil: problematizações e alternativas
Autor: Chalini Torquato Gonçalves de Barros
Título do trabalho: Enquadramento legislativo da radiodifusão: a análise de um paradoxo normativo histórico
Autor: André Vieira de Almeida Agostinho
Título do trabalho: Controle social da mídia: da origem do movimento de democratização da comunicação à I Confecom
GT2 – COMUNICAÇÃO PÚBLICA, POPULAR OU ALTERNATIVA
Marcos Dantas – PUC / RJ (coordenador) mdantas@inventhar.com.br
Sonia Aguiar – UFS / SE (coordenadora) saguiar.ufs@uol.com.br
Autor: Jonas Chagas Lúcio Valente
Título do trabalho: Controle e gestão de TVs Públicas: o caso da TV Brasil
Autor: Luiz Felipe Ferreira Stevanim
Título do trabalho: O público em contradição: um mapa das televisões educativas no Brasil
Autor: Adilson Vaz Cabral Filho e Eula Dantas Taveira Cabral
Título do trabalho: Mídia da sociedade civil, direitos à comunicação e a transição para o digital no Brasil: estabelecendo uma estrutura analítica para uma perspectiva comparada internacional
Autor: Diego Araujo Reis
Título do trabalho: O projeto brasileiro de universalização da banda larga
Autor: Shuellen Sablyne Peixoto da Silva
Título do trabalho: Imprensa operária em Alagoas: a história de A Semana Social
GT3 – INDÚSTRIAS MIDIÁTICAS
Maria Teresa Miceli Kerbauy – UNESP / Araraquara (coordenadora) kerbauy@travelnet.com.br
Carlos Eduardo Franciscato – UFS / SE (coordenador) cfranciscato@uol.com.br
Autor: Leonardo de Marchi
Título do trabalho: Apontamentos para pensar a distinção criativa da indústria fonográfica
Autor: João Martins Ladeira
Titulo do trabalho: A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações: uma discussão
Autor: Ana Tereza Conde Pereira Lehmann e Pedro Aguiar
Título do trabalho: Estrutura de Propriedade das Agências de Notícias: do modelo clássico ao flexível
Autor: Pedro Santoro Zambon e Juliano Maurício de Carvalho
Título do trabalho: Confecon: processo decisório e ação de grupos de mídia
Autor: Bruno Marinoni
Título do trabalho: Como a revolução burguesa no Brasil mudou a cara da imprensa
Autor: Maria Luiza Cardinale Baptista
Título do trabalho: Brasil. Mostra sua cara: vale tudo na telenovela
Autor: Cátia Cilene dos Santos
Título do trabalho: Leva quem sabe mais: Competição um ótimo negócio para as tardes de domingo- Análise da SBT
Autor: Laila Thaise
Título do trabalho: Análise da Imagem do Feminino e suas representações sociais no cinema hollywoodiano da década de 50
Autor: Rodrigo Bonfim Oliveira
Título do trabalho: A publicidade turística e a “Comunidade Imaginada”: Observações sobre o mito da baianidade e o estereótipo da preguiça
Autor: Carolina Ficheira
Título do trabalho: Um estudo de caso sobre o folião do Morro da Mangueira
Autor: Eliana Cristina Paula Tenório de Albuquerque
Título do trabalho: Rádio e Hegemonia: observações sobre a disputa da opinião pública no caso do Projeto Porto Sul, em Ilhéus- Bahia
Autora: Irma Portos Pérez
Titulo do trabalho: La crisis y las industrias de medios en México: Desafios de la concentración
GT4 – POLÍTICAS CULTURAIS E ECONOMIA DA CULTURA
Alexandre Almeida Barbalho – UECE / CE (coordenador) alexandrebarbalho@hotmail.com
Verlane Aragão Santos – UFS / SE (coordenadora) velorca@bol.com.br
Autor: Alice Pires de Lacerda, Carolina de Carvalho Marques e Sophia Cardoso Rocha
Título do trabalho: Programa Cultura Viva: uma nova política do Ministério da Cultura
Autor: Fayga Rocha Moreira
Título do trabalho: Do-in antropológico, inteligência coletiva, colonialidade do saber: interlocuções com o programa Cultura Viva.
Autor: Felipe José Silva Barros
Título do trabalho: Ministro Gilberto Gil: Refazendo as Políticas Culturais Brasileiras
Autor: Giuliana Kauark
Título do trabalho: O Ministério da Cultura e a Convenção sobre a Diversidade Cultural
Autor: João Vanderlei de Moraes Jr.
Título do trabalho: Plano Nacional da Leitura no Brasil e Colômbia: Avanços e desafios das políticas culturais contemporâneas.
Autor: Alexandre Barbalho
Título do trabalho: A Política Cultural Segundo Celso Furtado
Autor: Ana Paula Nazaré de Freitas
Título do trabalho: Políticas Culturais no Pará: Um percurso de 1975 a 2006.
Autor: Cecilia Soto, Daniele Canedo, Gleise Oliveira, Júlia Salgado
Título do trabalho: Políticas públicas de cultura: os mecanismos de participação social
Autor: Viviane Fontes, Leonardo Costa, e Ugo Mello
Título do trabalho: Avaliação da área de formação em organização da cultura: apenas ações ou uma política estruturada?
Autor: Cláudia Sousa Leitão, Luciana Lima Guilherme, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira e Raquel Viana Gondim
Título do trabalho: Nordeste criativo: uma metodologia de mapeamento a partir da experiência de Brisbane (Queensland- Australia)
Autor: Juan Ignacio Brizuela
Título do trabalho: Usos e abusos da cultura e o desenvolvimento no eixo sul-sul
Autor: Paulo Miguez
Título do trabalho: Algumas notas sobre comércio internacional de bens e serviços culturais
Autor: Selma Maria Santiago Lima
Título do trabalho: A Gestão Cultural Como Instrumento De Desenvolvimento Em Guaramiranga, Ceará
Autor: Verlane Aragão Santos
Título do trabalho: Novos Marcos para a Economia da Música
Autor: Josciene Santos, Luiza Peixoto, Renata Machado e Simone Braz
Título do trabalho: As políticas públicas para a diversidade cultural brasileira
Autor: Laura Bezerra
Título do trabalho: As políticas da Secretaria do Audiovisual para a televisão no Governo Lula
Autor: Lia Calabre
Título do Trabalho: Os Brasis do Revelando: análise da 1ª edição da circulação do projeto.
Autor: Renata Rocha
Título do trabalho: O MinC no Processo de Construção da TV Brasil
Autor: Hanayana Brandão Guimarães Fontes Lima
Título do trabalho: Políticas Culturais: múltiplos enlaces, inúmeros desafios
Autor: Hortência Nepomuceno
Título do trabalho: Políticas Culturais e Inteligência Coletiva
Autor: Thaís Gonçalves
Título do trabalho: Coreografias da Política Cultural
Autor: Fernanda Oliveira Santos
Título do trabalho: A Televisão brasileira e a representação social no gênero documentário: como as atuais políticas culturais vêm desenvolvendo essa relação
GT5 – TEORIAS E TEMAS EMERGENTES
Marcelo Kischinhevsky – UERJ/RJ (coordenador) marcelokisch@gmail.com
Lilian Monteiro França – UFS/SE (coordenadora) lilianfranc@uol.com.br
Autor: Sonia Aguiar
Título do trabalho: Geografias e economia política da comunicação: diálogos de fronteira
Autor: Lilian Cristina Monteiro França
Título do trabalho: Por uma teoria da indústria cultural digital
Autor: Marcelo Kischinhevsky
Título do trabalho: Por uma economia política do rádio musical – articulações entre as indústrias da música e da radiodifusão sonora
Autor: Pablo Cezar Laignier de Souza
Título do trabalho: Por uma economia política do funk carioca: notas sobre a teoria pós-moderna e seus desdobramentos na música popular contemporânea
Autor: Marcos Santuario
Título do trabalho: Estratégias Regionais de Comunicação no Mundo Globalizado
Autor: Patricia Bandeira de Melo
Título do trabalho: A empresa da imprensa: de que liberdade de expressão se fala? Uma breve discussão a partir da revista Carta Capital
Autor: Anderson David Gomes Santos e Rafael Cavalcanti
Título do trabalho: O jornal Gazeta de Alagoas como instrumento de propaganda política: a volta de Fernando Collor à democracia representativa
Autora: Patrícia Cunha
Título do trabalho: Observatórios de mídia: em busca de um conceito