Palestra “Teoria Econômica e Políticas Econômicas” na UERJ

liberalismo-global

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ) convida a todos para a palestra do professor Theotonio dos Santos, intitulada “Teoria Econômica e Políticas Econômicas”, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 5, das 10h40 às 12h20, no auditório do PPGCOM/UERJ, sala 10.121, 10º andar, campus Maracanã.

Um dos formuladores da Teoria da Dependência, que analisa as condições de desenvolvimento nos países periféricos, Theotonio dos Santos é pesquisador visitante sênior nacional da UERJ, professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF), presidente da Rede e Cátedra da Unesco sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen), presidente do Conselho Diretor do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (Ceppes) e membro do Conselho Deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado. Conquistou, em 2013, o Prêmio Mundial de Economia Marxiana, concedido pela World Association for Political Economy. Tem mais de 100 livros publicados, entre trabalhos individuais e coletâneas, como “Economia Mundial, Integração Regional e Desenvolvimento Sustentável” (FGV-EBAPE, 2002), “La Teoria de la Dependencia: Balance y Perspectivas” (Cidade do México: Plaza y Janés) e os três volumes da coleção “Hegemonia e Contra-Hegemonia: Globalização e Regionalização” (São Paulo: Edições Loyola, PUC).

A palestra, organizada pelo professor Sergio Montero Souto, do Depto. de Jornalismo da FCS/UERJ, será gravada e posteriormente estará disponível no canal do PPGCOM/UERJ no YouTube e também no perfil do AudioLab FCS/UERJ no Radiotube.