Seminário Alvaro Vieira Pinto discute comunicação e informação na ECA-USP

O Seminário Álvaro Vieira Pinto, a Comunicação e a Informação, que ocorrerá na ECA-USP nesta quinta-feira, dia 18 de maio, apresentará e debaterá a obra e ideias desse pensador brasileiros. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.

O filósofo Álvaro Vieira Pinto (1909-1987) foi um importante pensador brasileiro cuja produção, após um período de relativo esquecimento, vem sendo revalorizada em anos recentes, inclusive com a publicação póstuma, em 2005, de seu volumoso estudo sobre “O conceito de Tecnologia”.

Autor também de livros como “Consciência e Realidade Nacional”, e “Ciência e Existência”, Vieira Pinto, além de pensar o Brasil nas condições de sua época, dedicou-se, pode-se dizer pioneiramente no Brasil, a investigar conceitos e problemas relacionados à informação, cibernética, automação. A força e originalidade de seu pensamento aporta importantes contribuições para a pesquisa em comunicação e informação, ainda hoje inovadoras.

O “Seminário Álvaro Vieira Pinto, a Comunicação e a Informação” priorizará os seguintes eixos:

a) a importância desse autor, considerando o seu contexto biográfico e as suas visões acerca da realidade brasileira;

b) as suas contribuições para as teorias da informação e comunicação; para pensar a tecnologia e a sociedade, a pesquisa científica e a educação;

c) as questões teóricas, metodológicas e epistemológicas da comunicação e da informação a partir do contexto brasileiro, da tecnologia como fruto do trabalho humano, partindo da perspectiva da emancipação social.

O Seminário é coordenado pelo Professor Titular da ECO-UFRJ Marcos Dantas (PPGCOM-UFRJ, PPGCI-UFRJ), pelo Prof. Dr. Rafael Grohmann (FIAM-FAAm, ECA-USP) e pela Profª Drª Roselí Figaro (PPGCOM-USP).

Leave a Reply