Seminário de Mídia e Cidadania/Cultura 2015

Semic_2015

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) fará nos dias 08 e 09 de dezembro o Seminário de Mídia e Cidadania e Seminário de Mídia e Cultura. A submissão de artigos ocorre até o dia 26 de outubro.

Tema 2015 – Mídia e Desigualdade

O tema Mídia e Desigualdade escolhido para o SEMIC 2015 faz um convite à reflexão. O Brasil é um país de desigualdades e os vários Grupos de Trabalho (GTs) que compõem este evento destacam alguns prismas dessa discussão. Estudar as formas de inclusão e exclusão, os discursos de poderes simbólicos, as minorias, os preconceitos, o acesso a uma sociedade de consumo que agrava as distâncias entre as classes sociais caracteriza-se por uma busca pela cidadania. Além disso, a diversidade cultural, o multiculturalismo, a globalização e a complexidade na comunicação e nos media também são foco de um pensamento crítico sobre as desigualdades que afloram em uma sociedade em constante mutação e da qual a mídia é parte integrante com seus aspectos de contribuições e responsabilidades. Discutir o tema Mídia e Desigualdade é um olhar para o passado para que se conheça a história, mas acima de tudo um olhar para o futuro para que sejam lançadas novas perspectivas de uma sociedade mais igualitária.

GT1 – Jornalismo e Cidadania
GT2 – Cidadania e Leitura Crítica da Mídia
GT3 – Representações Sociais e Comunicação
GT4 – Mídia, Cidadania e Direitos Humanos
GT5 – Comunicação, cultura, sociabilidade e imaginário das organizações
GT6 – Comunicação e Religiosidade
GT7 – Corpo, Subjetividade, Mídia e Consumo
GT8 – Narrativas, Entretenimento e Tecnologia
GT9 – Interfaces Comunicacionais

Ementas: http://ficufg.blog.br/semic/gts/

As inscrições, modelo de formatação, dicas úteis, pré-programação e outras informações estão disponíveis no site: http://ficufg.blog.br/semic/inscricoes-2015/