Portal EPTIC disponibiliza segundo livro da série “Economia Política do Jornalismo”

epj2

O Portal EPTIC disponibiliza para download o livro “Economia Política do Jornalismo: Tendências, Perspectivas e Desenvolvimento Regional”. Organizado por Jacqueline Lima Dourado, Denise Maria Moura da Silva Lopes e Renan da Silva Marques, este é o segundo livro sobre EPJ lançado pelo grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (Comum/UFPI), cuja versão impressa deve sair ainda em 2016.

A primeira edição foi publicada em 2013, organizado por Jacqueline Lima Dourado e com o subtítulo: “campo, objeto, convergências e regionalismo”. Esta nova edição conta 19 artigos de pesquisadores como César Bolaño (UFS/ULEPICC-BR), Vincent Mosco (Queen’s University-EUA), Ainara Larrondo Ureta (Universidade do País Basco), Carlos Eduardo Franciscato (UFS) e Laurindo Leal Filho (Ver TV-TV Brasil).

Segundo os autores, na introdução do livro, a escolha pelo tema desenvolvimento refere-se à necessidade de discuti-lo seus modelos a partir da conjuntura atual, numa perspectiva próxima a Celso Furtado: “Para além das fronteiras regionais e nacionais, o desenvolvimento econômico, social e cultural diz respetio às ações efetivadas no globo e à forma como cada região as percebe e interage com elas, tendo sempre em mente os processos históricos que determinaram os critérios de valor aplicados às diversas regiões”. O jornalismo é visto como agente importante na construção de uma noção de desenvolvimento e na legitimação ou não das ações do Estado.

A obra conta o prefácio de Ruy Sardinha Lopes (USP), que destaca a importância da área de estudos da Economia Política do Jornalismo:

“Juntos [os livro] representam um esforço desbravador na luta epistemológica por um pensamento comunicacional crítico. […] a proximação dos dois campos [EPC e Jornalismo], sob a égide de uma teoria marxista da comunicação poderia, se balizada pela dimensão epistemológica do conflito, permitir a necessária revisão conceitual e metodológica capaz não somente de fornecer instrumentos analíticos mais próximos da realidade empírica e capazes de contribuir para a mudança social, mas também de melhor posicioná-las diante das lutas epistemológicas do campo”.

Segue abaixo o sumário desta edição e o link para baixá-la:

epj2-1 epj2-2

Baixe o livro acessando: http://migre.me/vva4Y (ou vá a Publicações-Outros Livros, no meu deste Portal)