Revista Vozes e Diálogos abre Chamadas para Dossiês

A Revista Vozes e Diálogos está recebendo trabalhos para dois dossiês. O Dossiê “Publicidade e as Narrativas Digitais” está com chamada de trabalhos aberta até o dia 31 de agosto de 2018, e será publicado na edição 17(2) com previsão para publicação em dezembro de 2018.

Já o Dossiê “As Interfaces das Histórias em Quadrinhos” recebe trabalhos até o dia 31 de outubro de 2019. A previsão de publicação para a edição 18(1) em que será publicada o dossiê é março de 2019.

Além do dossiê, a revista também aceita artigos sobre outros assuntos na seção Relatos de Pesquisa e Resenhas, estes em fluxo contínuo.

Serão aceitos trabalhos de mestres e doutores. Mestrandos, graduados e graduandos podem submeter contribuições em co-autoria com doutores. Os trabalhos deverão ser inéditos e originais, mas podem ter sido publicados em anais de evento da área, desde que o autor notifique os editores.

Todas as diretrizes para submissão estão aqui

Seguem abaixo as chamadas dos dois dossiês:

2018/2 – Publicidade e as narrativas digitais

A comunicação publicitária, nos últimos quinze anos, tem se transformado e se adaptado de forma muito rápida aos diferentes contextos e cenários midiáticos. Muitos estudos mostram essa adaptação que a publicidade tradicional (anúncio impresso, comercial de televisão etc.) fez ao se transportar, graças à tecnologia, para as redes sociais digitais, ao se engajar melhor com o público, ao utilizar-se da narrativa transmídia em diferentes meios e por estar mais presente com as técnicas de product placement em vídeos em streaming. É nesse sentido que se direcionam os estudos para a chamada da próxima edição da Vozes e Diálogo, com publicação prevista para 2018/2 e que versem sobre o tema: Publicidade e as narrativas digitais.

Prazo para submissão: 31 de agosto de 2018.

Previsão da publicação: dezembro de 2018.

2019/1 – As interfaces das histórias em quadrinhos

As histórias em quadrinhos surgiram no final do século XIX, mas foi somente nas últimas três décadas que passaram a receber a devida atenção por parte da academia. Suas narrativas permitem um intenso diálogo com diferentes áreas do conhecimento. Consideradas como a nona arte, as narrativas em quadrinhos não são mais vistas como mero entretenimento, mas como um objeto de pesquisa potencial no campo da Comunicação Social, seja por meio de suas transposições de mídia, adaptações digitais, por suas intertextualidades ou por suas influências culturais em outros meios. É partir desse cenário que se direcionam os estudos para a chamada da edição da Vozes e Diálogo, com publicação prevista para 2019/1 e que versem sobre o tema: As interfaces das histórias em quadrinhos.

Prazo para submissão: 31 de outubro de 2018.

Previsão da publicação: março de 2019.