Revista Trama recebe artigos sobre Gênero e Indústria Criativa

A “TRAMA: Indústria Criativa em Revista”está recebendo, até o dia 20 de maio de 2018, artigos para o Dossiê “Gênero e Indústria Criativa: produção, representação e consumo”. O Dossiê será publicado em julho de 2018.

A revista também aceita contribuições para a seção de Artes e Imagens, em que são publicados trabalhos cujo conteúdo consista em fotos e vídeos, GIFs, animações, etc. que preferencialmente, mas não necessariamente, tenham relação com a discussão proposta pelo Dossiê.

As sessões de Entrevistas, de Resenhas e de Temas Livres recebem contribuições em fluxo contínuo.

A chamada de trabalhos segue abaixo:

Atualmente os debates sobre lugares de fala ampliam delimitações sobre os campos de atuação de diferentes manifestações artísticas (como arte feminina ou cinema LGBTQ+), colocando em cena questões sobre representação, autoria, subjetividades, afetos, percepções, produção e consumo de bens culturais, na esfera da economia criativa. Em seus deslocamentos esses debates provocam invenções de imagens que se apresentam como territórios de embate entre ética e estética para o pensamento, configurando-se assim como desafios para os campos da arte e da comunicação. Empoderamentos, sororidades, cultura trans, “pussy hat”, “mansplaining”, misoginia, entre outros, são conceitos que se impõem ao vocabulário atual e que demandam atenção para os estudos contemporâneos; são expressões que complexificam as relações sociais e que perpassam as áreas de representação, de produção e de consumo da chamada indústria criativa como as atividades de publicidade, jornalismo, desenvolvimento de games, design, arquitetura e urbanismo, moda, além de cinema e das artes em geral.

Nesse sentido, o dossiê visa contribuir para reflexões sobre as transformações dos lugares anteriormente institucionalizados como centralizados e únicos, compreendendo-os em sua diversidade e complexidade. Espera-se receber reflexões que promovam interações entre arte e vida, indagações sobre representatividade e experiências que desafiem os saberes acadêmicos na contemporaneidade.

Mais informações sobre as normas de publicação e envio dos textos podem ser encontradas aqui