Revista “Nós” recebe trabalhos para Dossiê “Raça e (de) colonialidade na Cultura, na Comunicação e nas Artes”

A Revista Nós convida autores a enviar trabalhos para o Dossiê “Raça e (de) colonialidade na Cultura, na Comunicação e nas Artes”. Os interessados devem um resumo de até 300 palavras, seguidos de uma curta biografia de até 50 palavras até o próximo dia 1 de julho.

Os resumos devem ser enviados para o e-mail as editoras convidadas do Dossiê: Ana Lúcia Nunes de Sousa (anabetune@gmail.com) e Karo Moret (karo.moret@upf.edu). A notificação de aceitação será enviada até o dia 30 de julho de 2018. Os autores cujos trabalhos forem aceitos devem entregar os textos completos até o dia 30 de outubro. A previsão para publicação do Dossiê é Abril de 2019.

A revista Nós convida, especialmente, autores vinculados à Abya-Ayla e/ou à diáspora africana e aqueles que tenham pesquisas nessa área. O objetivo do Dossiê é analisar as consequências do legado colonial no território de Abya-Ayla e/ou nos territórios da diáspora africana e como esse legado continua a moldar e influenciar a cultura contemporânea.

São bem-vindos autores que apresentem textos como pedagogias que exerçam uma dinâmica descolonizadora, nos quais a categoria “raça” interpele transversalmente a academia, seus membros e a sociedade em relação a ideologias, estética e suas manifestações culturais e globais.

Espera-se também trabalhos originários de projetos interdisciplinares da área de estudos culturais, como dança, pintura, literatura, performance, comunicação e jornalismo, cinema, artes visuais, música, comissariado, publicação, gestão da arte e história.

O dossiê se propõe a avaliar o campo dos estudos da raça, diáspora e género/pensamento feminista racializado dentro da cultura, sua produção e os estudos culturais. Artistas e acadêmicos cujo trabalho incida sobre questões raciais, diaspóricas, de descolonização do currículo e dos conteúdos de estudo, representação, autoria estão convidados a enviar suas contribuições.

Mais informações aqui