Revista Eptic abre chamada de trabalhos sobre o tema “Plataformas, Algoritmos, Economia e Poder”

A Revista Eptic abrirá o ano de 2020 com o dossiê temático “Plataformas, Algoritmos, Economia e Poder” a ser publicado no primeiro volume de sua 22° número. Coordenado pelo Prof. Dr. Jonas Valente, o dossiê terá como foco a “atuação de agentes na Internet cuja atuação é marcada pela sua capacidade de conectar indivíduos, empresas e instituições em diversos ‘lados’”. Os interessados devem submeter seus trabalhos até o dia 20 de setembro de 2019.

De acordo com a proposta do dossiê, “a própria configuração da Internet como um espaço marcado pela presença de monopólios digitais evidencia a exigência de lançarmos um olhar voltado à percepção da economia política da rede, daí porque o chamado à participação neste dossiê, que tem o objetivo de fomentar a discussão sobre esses temas, a partir da perspectiva da Economia Política da Comunicação (EPC)”.

Assim como nos embates discursivos acerca da Internet, uma parte da literatura vê essas plataformas intermediários passivos, quando estes se configuram, ao contrário, como mediadores ativos não somente das interações e transações no seu interior quanto de um conjunto crescente de atividades na web, das relações de trabalho à política. Alguns autores passaram a discutir que tal lógica teria assumido uma centralidade a ponto de levantar a reflexão sobre sua disseminação no conjunto da sociedade, falando em um “capitalismo de plataforma”.

Dessa forma, são esperadas contribuições acerca dos seguintes temas:

· Capitalismo de plataformas e impactos nos sistemas econômicos e midiáticos

· Cenário de concentração na Internet e políticas para a diversidade

· Trabalho mediado por plataformas digitais

· Nova estrutura de mediação subjacente à lógica dos algoritmos

· Algoritmos e discriminação

· Mediação algoritmica e impactos na discussão política

Prazo para submissão dos artigos: 20 de setembro de 2019

O dossiê será publicado na edição de jan-abril de 2020 da revista Eptic. A íntegra do Dossiê pode ser encontrada aqui. Os autores devem seguir as normas de submissão apontadas pelo periódico e que podem ser encontradas aqui.

Leave a Reply