Header image

EpticLogo

  • facebook
  • twitter

Menu

Skip to content
  • Sobre
  • Grupos de Trabalho
    • Eptic/Intercom
    • Eptic/Alaic
    • CT&D/CNPq
    • Cepos
    • Compós
    • Obscom/UFS
  • Revista
    • Quem Somos
    • Acervo
    • Especiais/Minc 2006
  • Publicações
    • Biblioteca Eptic
    • Série Cepos
    • Outros Livros
    • Teses
    • Dissertações
    • Monografias
    • Textos para Discussão
  • EPnoTICias
    • Sobre
    • Acervo – EPnoTICias
    • Todas as Notícias
  • Agenda
  • Contato

Revista abre chamada para Dossiê Temático “Social Media, Desinformação e Jornalismo em Campanhas Eleitorais”

Posted by Carlos Figueiredo on novembro 27, 2018 in Uncategorized | 47 Views

     

    “Social Media, Desinformação e Jornalismo em Campanhas Eleitorais” é o tema do Dossiê Temático para o qual a revista “Sobre jornalismo – About journalism – Sur le journalisme” está com chamada de trabalhos aberta até o dia 15 de fevereiro de 2019.

    A submissão dos artigos deve ser realizada on-line aqui. Os textos devem ter de 30 a 50 mil caracteres com espaço, incluindo referências e notas de rodapé, e podem ser redigidos em espanhol, francês, inglês e português. Os trabalhos serão avaliados pelo processo revisão anônima pelos pares. A chamada para artigos pode ser acessada aqui.

    Após, o uso de desinformação nas campanhas do Brexit e na Eleição de Donald Trump nos EUA, em 2016. O debate sobre notícias falsas ressurgiu em decorrência também do fato que campanhas eleitorais são momentos propícios para sua multiplicação. Na América Latina, as eleições de 2018 no México, Brasil e Colômbia, por exemplo, afiguram-se como um momento privilegiado para estudar o impacto da desinformação nestes países.

    Deste modo, o seguinte número da revista Sobre Jornalismo visa discutir o papel dos jornalistas, mas também das fontes de informação, do público, das empresas mediáticas, das instâncias de regulação e dos poderes públicos face à profusão de fake news e consequentes ameaças provocadas pelas práticas de desinformação e de industrialização de boatos e rumores.

    São, particularmente, bem-vindas propostas de artigos relacionadas com os seguintes eixos temáticos:

    – Historicidade do fenômeno das fake news e respectiva utilização política;
    – Conceptualização e definições do fenômeno;
    – Análise dos padrões de consumo de informação por parte do público (jovem ou não) em contextos eleitorais e possíveis impactos das notícias falsas;
    – Estratégias, questões e funcionamento de plataformas digitais (GAFA) envolvidas na circulação online de fake news;
    – Questões econômicas por detrás da circulação de notícias falsas (clickbait);
    – Modos de construção, circulação e disseminação destes conteúdos;
    – Estratégias de controlo e verificação da informação (questões éticas e deontológicas, práticas de fact-checking, enquadramentos legais das plataformas digitais…);
    – Práticas discursivas, lugar da mentira nos discursos políticos hodiernos e na retórica dos atores sociais e profissionais;

    O número especial está sendo coordenado pelos pesquisadores Anaïs Theviot (Université Catholique de l’Ouest, ARENES, France), Colette Brin (Université Laval, Canada) e Hélder Prior (Universidade Autónoma de Lisboa, LabCom – Universidade da Beira Interior,
    Portugal)

    O periódico Sobre jornalismo – About journalism – Sur le journalisme está indexado nas seguintes bases e repositórios de pesquisa: EBSCO Communication Source collection, Archive ouverte en Sciences de l’Homme et de la Société (HAL-SHS), DOAJ, EZB (Elektronische Zeitschriftenbibliothek), Mir@bel, Sudoc, Sumários.Org, WorldCat (OCLC). A revista também está Inscrita na lista de revistas qualificadas na França (HCERES). No Brasil, a Avaliação Qualis-CAPES 2013-2016 é B5

    Posted in Uncategorized | Tagged call for papers, Fake News, jornalismo

    About the Author

    Avatar

    Carlos Figueiredo

    Doutor em Sociologia (UFPE), Mestre em Comunicação (UFPE) e Jornalista. Membro do Grupo de Pesquisa OBSCOM/CEPOS

    Coluna Cepos

    • Por uma (crítica da) Economia Política…novembro 24, 2020
    • Não criemos na EPC uma dicotomia entre pesquisas empíricas e teóricas!junho 1, 2020

    Entrevista

    • Entrevista com Fernando Checa Montúfarjulho 30, 2017
    • Entrevista com presidente da ULEPICC-Moçambique sobre o mercado de comunicação do país africanoabril 29, 2017

    Notícias

    • “A Dialética do Gosto” analisa o gosto musical a partir da EPC e pode ser baixado gratuitamentemaio 27, 2020
    • Grupo de pesquisa recebe contribuições para o E-book Cartografias do Isolamentomaio 14, 2020



    Parceiros:


    Apoio:
     


     


     


     

    Copyleft ©2014

    Menu