Rede EPTIC promove atividades no Congresso da Intercom

intercom-noticia

O XXXVIII Congresso Nacional de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional) terá uma rica programação tendo como base a Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura ao longo dos quatro dias do principal evento de comunicação do país. O Intercom será de 4 a 7 de setembro no Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pesquisadores da Rede de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Rede EPTIC), articularam espaços para todos os horários do evento, como você pode conferir abaixo:

04/09 – 9h – Minicurso EPC e Futebol

O primeiro dia do evento terá o minicurso “O futebol sob o olhar da Economia Política da Comunicação: do programa midiático aos megaeventos esportivos”, facilitado por Ms. Anderson Santos (UFAL), Msto. Irlan Simões (UERJ) e Dr. César Bolaño (UFS). São 40 vagas indicadas pela organização do evento, que confirmará em breve o local das oficinas e minicursos e disponibilizará esta opção para a inscrição dos participantes do congresso.

Dentre outras coisas, ex-presidente da Associação Latinoamericana de Investigadores em Comunicação (ALAIC), Bolaño destaca a importância deste espaço por ser uma retomada coletiva da “oferta de mini-curso no pré-congresso, articulando pesquisadores da EPC de diferentes gerações, trabalhando conjuntamente, o que demonstra um importante amadurecimento e perspectivas de futuro”. 

A discussão do Fórum faz parte do tema do primeiro dossiê temático da Revista EPTIC em 2016, denominado “Estudos críticos, comunicação e esportes“, com chamada aberta até o dia 30 de setembro.

05/08 – 14h –  VIII Fórum EPTIC Prof. Valério Cruz Brittos

Em sua oitava edição no Intercom, 3ª sob nome de Valério Cruz Brittos – importante pesquisador da Comunicação, da EPC em particular, falecido em 2012 -, o Fórum EPTIC vem trazendo nos últimos anos o diálogo dos pesquisadores deste eixo teórico-metodológico com outros subcampos comunicacionais. Em 2015, o tema será “Comunicação e Trabalho”.

O VIII Fórum EPTIC Prof. Valério Cruz Brittos ocorrerá na sala 1 do Anexo CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas). Mediado pelo Dr. Ruy Sardinha Lopes (USP), terá como expositores: Dr. César Bolaño (UFS), Drª Roseli Fígaro (USP), Drª Sylvia Moretzshon (UFF) e William Dias Braga (UFRJ).

Vice-presidente da União Latina de Economia Política, da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) e coordenador do Grupo de Pesquisa em EPICC no Intercom, Ruy destaca a reunião de importantes pesquisadores críticos sobre temas atuais e que o Fórum constitui um segundo passo da Rede Eptic sobre Comunicação em Trabalho, já que este foi tema do primeiro dossiê da Revista EPTIC em 2015. “Já apontávamos para a importância de se discutir o binômio Comunicação e Trabalho a partir de uma visada teórica que entende os elementos constituintes como atividades interconectadas e inseparáveis, buscando refletir, entre outros aspectos sobre as conformações atuais da mercadização e subordinação da força de trabalho, em especial do trabalho comunicacional e cultural. O presente Fórum pretende dar um segundo passo nessa reflexão”, afirma o pesquisador.

05 (com intervalo para o Fórum), 06 e 07 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura 

Em sua segunda fase como Grupo de Pesquisa da Intercom, o GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura chega ao seu sexto ano de atividades com 28 trabalhos aceitos, divididos em 8 mesas, a serem apresentados ao longo dos dias 5 e 6 (manhã e tarde) e 7 (manhã). Com exceção da manhã do dia 5, que ocorrerá no módulo 7, do Campinho, os demais turnos serão na sala 1 do anexo do CFCH (centro de Filosofia e Ciências Humanas).

Os 28 trabalhos aprovados são oriundos de 12 Estados diferentes, além de um vindo da Argentina, demonstrando uma boa representatividade e podendo gerar um raio-x sobre os estudos da EPC no Brasil. Entre as temáticas que serão discutidas,  estão:  concentração e regulação midiática;  trabalho, inovação  e tecnologia; comunicação pública e democracia; políticas culturais e conteúdos midiáticos.

Bolaño destaca a mudança realizada na programação este ano e o que espera das atividades da temática no congresso: “a expectativa é a consolidação da participação da Rede EPTIC na INTERCOM, a entidade maior do campo da Comunicação. Este ano fizemos um ajuste no formato dessa participação, buscando uma ação mais integrada entre o Fórum e o GP de EPC”.

Agora é anotar tudo na agenda, preparar a viagem ao Rio de Janeiro e aproveitar as atividades!