RBHM lança chamada para dossiê “Império Português e Comunicações”

rbhm

A Revista Brasileira de História da Mídia está recebendo, até 1º de outubro, contribuições para o dossiê temático “Império Português e Comunicações“. A relação entre as comunicações, os media das antigas colônias e o império português é o tema principal do dossiê.

O volume tem uma base interdisciplinar, acolhendo estudos de comunicação, história, literatura, entre outros domínios dos estudos humanísticos e das ciências sociais, que contribuam para a melhor compreensão das relações entre as comunicações e a política imperial de Portugal desde o século XVIII até finais da década de 1970.

A partir de uma perspectiva alargada de comunicação, que pode abranger as estruturas físicas de transporte e todas as formas de comunicação simbólica (correio, imprensa, mass media, literatura, arquitetura, iconografia, etc.), encoraja-se a apresentação de estudos que esclareçam as articulações e tensões entre os mais diversos media e o estabelecimento e manutenção de um império português no Brasil, em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, India (Goa, Damão e Diu), Timor-Leste e Macau.

Procuram-se pesquisas que privilegiem uma multiplicidade de perspectivas da metrópole e das colônias e que enfatizem as interações entre comunicação, política, economia, sociedade e identidades culturais e nacionais. Aceitam-se contribuições em tópicos como: Conjugações e conexões entre transportes e comunicação na dinâmica imperial; Relação entre missões exploratórias, cartografia, infraestruturas de comunicação e estabelecimento de um Império; Media e comemoracionismo; Imprensa, propaganda, opinião pública e domínio imperial; Imperialismo e cultura popular; Meios de comunicação nas colônias (imprensa, rádio, literatura), resistência e constituição de identidades nacionais.

A edição 9 da RBHM, referente à jan-jun/2016,  tem como editores-associados os pesquisadores Filipa Subtil (Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa), Alexandra Santos (Universidade Europeia), Chandrika Kaul (Universidade de St. Andrews) e José Luís Garcia (Instituto Ciências Sociais, Universidade de Lisboa).

Lembra-se que artigos gerais ligados à história da mídia, resenhas e entrevistas são recebidos em fluxo contínuo.

RBHM

A Revista Brasileira de História da Mídia é uma publicação em formato eletrônico com periodicidade semestral da Rede Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Lançada em 2011, tem como objetivo principal divulgar pesquisas que enfoquem a relação mídia e história de forma a incentivar a pesquisa nesta área do conhecimento. Publica a produção acadêmica de pesquisadores da área da comunicação, da história e outras visando também aprimorar as discussões em torno de questões históricas dos meios de comunicação em geral.

Para mais informações: http://www.unicentro.br/rbhm/diretrizes.asp.