Programação do GP EPICC no Congresso Nacional da Intercom

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O Grupo de Pesquisa Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura anunciou a programação de suas atividades durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que ocorrerá de 5 a 9 de setembro na Universidade de São Paulo (USP). Todas as atividades serão no Centro de Difusão Internacional/ CDI, Bloco B sala 06, 2º andar.

A primeira atividade será o VIII Fórum Eptic, a partir das 9h do dia 7, que este ano terá o tema “A importância das Políticas Culturais: quais são nossos Direitos?”. Francisco Humberto Cunha Filho (Unifor) será o expositor do fórum, que terá como debatedores Alexandre Almeida Barbalho (UECE) e Ruy Sardinha Lopes (USP), sob coordenação de Anita Simis (UNESP).

Após o Fórum EPTIC, das 11h às 13h, ocorrerá a reunião geral do GP e, em seguida, a partir da tarde do dia 07 e até a manhã do dia 09, a apresentação dos trabalhos aprovados, cuja ordem segue abaixo:

7/09/2016

– 14h às 18h

Sessão 1

Coordenação: Anita Simis

Local: (ECA-USP, o número das salas será enviado posteriormente)

1. Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, Estudos Culturais e o Estudo Sobre Mídia e Cotidiano na Tradição Crítica Latino-americana.

Filipe Mello de Souza Cabral (UFF)

2. A Vida Dupla do Sistema de Comunicação e a Função Social da Organização Proprietária de Mídia

José Antonio Martinuzzo (Ufes)

3. A centralidade da publicidade: uma análise crítica e econômica sobre a indústria publicitária na comunicação

Débora Feitoza Fettermann (UnB)

4.O Intelectocrata Moderno e a Tênue Passagem da Luz à Escuridão do Poder

Alexandre Augusto da Costa (UFJF)

5. O Entrelaçamento entre Economia e Comunicação ou O Caráter Não Econômico da Economia

Dora Kaufman (UFRJ)

6. Relação Público-Privado na Política de Distribuição de Verba Publicitária da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (2011- 2014)

Pedro Alexandre de Oliveira Santos (UFS), César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

 

8/09/2016

– 9h às 13h

Sessão 2

Coordenação: Anita Simis e João Paulo de Jesus Faustino

Local: (ECA-USP, o número das salas será enviado posteriormente)

1. Dilma na IstoÉ e Marcela na Veja: os rastros do sexismo nas produções das duas revistas semanais brasileiras

Fabiola Mendonça de Vasconcelos (UFPE), Ana Maria da Conceição Veloso (UFPE)

2. A regionalização no telejornalismo piauiense: estratégias adotadas pela Rede Clube

Renan da Silva Marques (UFPI)

3. Apontamentos sobre Radiodifusão Comunitária e o mercado da comunicação no vale do São Francisco alagoano

Bruno Silva dos Santos (Ufal)

4. EBC e Ley de Medios: as ações de desmonte da Comunicação Pública no Brasil e na Argentina

Carine Felkl Prevedello (UFSM)

5. A disputa entre a Netflix e a Tevê via Satélite (DTH)

Cristal Maria de Sá Nunes (UFPI)

6. O Que é Música Gospel? O Conceito de Mediação na Análise de Uma Nova Categoria de Produtos Culturais

Edson Ramos de Oliveira Costa (UFS)

 

  • 14h às 18h

Sessão 3

Coordenação: Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)

Local: (ECA-USP, o número das salas será enviado posteriormente)

1. Conclusões sobre a gestão da Bienal de São Paulo

Verena Carla Pereira (UNICAMP)

2. As artes plásticas no jornalismo cultural brasileiro: reflexos da pós-modernidade

Micaela Lüdke Rossetti (PUCRS)

3. A expansão de Hollywood nos mercados mundiais

Gabriela Andrietta (USP)

4. Majors, Propriedade Intelectual e Hegemonia: questões sobre produção no cinema brasileiro contemporâneo

Mauricio Failache (UFSCar)

5. A Rainha Ibérica que Mudou o Curso da História do Cinema Brasileiro

Márcio Rodrigo Ribeiro(UNESP -IA – campus S)

6. Transformações na exibição de filmes no Brasil

Anita Simis(UNESP)

7. Metáforas da dor: negação, peso, compaixão e silêncio nas crônicas de Clarice Lispector

Renata Marques de Oliveira Delage (UFJF)

 

09/09/2016

– 9h às 13h

Sessão 4

Coordenação: Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

Local: (ECA-USP, o número das salas será enviado posteriormente)

1. Internet, Comunicação Alternativa e Movimentos Sociais: uma Análise a partir da Economia Política da Comunicação e da Teoria dos Movimentos Sociais

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

2. Quem transmite o jogo?: A disputa TVA X Grupo Globo na TV fechada dos anos 1990

Anderson David Gomes dos Santos(UFAL)

3. A internet morreu! Viva a internet! Elementos para pensar o processo atual de transição da internet para um espaço reticular dominado pelo mercado

Marcos Dantas Loureiro (ECO-UFRJ)

4. A legislação da TV aberta no Brasil: regulação e democratização

Carlos Henrique Demarchi (UNESP)

5. Jornal Nacional, um espaço da hegemonia televisiva da Rede Globo: uma reflexão pela Economia Política da Comunicação

Denise Freitas de Deus Soares (UFPI)

6. Padrão Técnico Estético como estratégia para o novo mercado de TV Segmentada no Brasil

Ana Carolina Westrup (UFS)

7. O Movimento de Reconstrução na Cibercultura – a Educação como Interface entre Ciência e Comunicação na Produção e Disseminação de Conhecimento.

Gesialdo Silva do Nascimento (PUC-SP)