Rede EPTIC apresenta minicurso sobre futebol e os estudos da EPC

Cabecalho_Epitic1

A Rede de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Rede EPTIC) promoverá no dia 04 de setembro o minicurso “O futebol sob o olhar da Economia Política da Comunicação: do programa midiático aos megaeventos esportivos”. A atividade começa às 9h na sala ECO-111 da Universidade Federal do Rio de Janeiro e faz parte do XXXVIII Congresso Nacional de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional).

Para participar do minicurso é necessário realizar a inscrição pelo sistema do evento. Até a noite desta segunda-feira, havia 33 inscritos, restando ainda 7 vagas a serem preenchidas até amanhã (18).

O minicurso “O futebol sob o olhar da Economia Política da Comunicação: do programa midiático aos megaeventos esportivos” será facilitado por Ms. Anderson Santos (UFAL), Msto. Irlan Simões (UERJ) e Dr. César Bolaño (UFS). Veja a seguir a proposta de debate:

O curso apresenta as possibilidades teóricas a partir de um eixo teórico-metodológico crítico da Comunicação, a Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC), sobre a análise do futebol, cuja difusão se deve bastante à Indústria Cultural e que desta relação pode-se gerar diversas pesquisas. Desta forma, pretende-se realizar dois momentos de apresentação e debate: apresentar uma revisão teórica geral tanto dos estudos da EPC no Brasil, a completar 30 anos em 2017, e das pesquisas sobre futebol no campo Comunicacional; e num segundo, apresentar trabalhos já existentes que têm o futebol como objeto de estudo na EPC e propor outras análises possíveis a partir deste subcampo das Ciências da Comunicação, que podem ser de interesse de novos ou mais experientes pesquisadores da área.

A Rede EPTIC promove ainda outras atividades no Congresso da Intercom, que podem ser conferidas em: http://eptic.com.br/rede-eptic-intercom/