Mesa em Maceió apresenta a aplicação da EPC aos estudos sobre rádio

caiite15

O Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (CAIITE 2015) terá na manhã da quarta-feira (17) uma mesa dedicada aos estudos da Economia Política da Comunicação. Como está no subtema, “Introdução teórica e propostas de estudos sobre o rádio em Alagoas”, o espaço propõe apresentar os estudos deste subcampo comunicacional, mostrando possíveis aplicações ao se analisar o mercado de rádio alagoano. A mesa ocorrerá na Sala Pandeiro, no Centro de Convenções, a partir das 9h.

O espaço terá como debatedores Anderson Santos, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e professor da Unidade Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e Bruno Silva dos Santos, jornalista e mestre em Serviço Social. Ambos fazem parte do núcleo de Estudos em Crítica à Economia Política da Comunicação (CEPCOM) e são pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS/CNPQ/UFS).

Com origem em tempo semelhante aos Estudos Culturais na América Latina, a Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC) seguiu com a base marxista para suas análises, que compreendem o estudo das relações de poder que envolvem a produção, a distribuição e o consumo de bens simbólicos. Eixo teórico-metodológico interdisciplinar, a EPC propõe estudar os mercados midiáticos sob uma perspectiva de transformação social radical, atuando também nas instâncias envolvidas com a necessidade de políticas de comunicação que gerem uma aproximação maior à efetividade do direito à comunicação.

Ainda no dia 17, Bruno estará a partir das 19h apresentando o banner “Rádios, portais de notícias e blogs de opinião: cartografia da comunicação no vale do São Francisco alagoano”. O pesquisador parte de uma investigação inicial realizada na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde trabalha na assessoria de comunicação, em que traz como hipótese a mudança da principal fonte de informação nas cidades do interior.

Anderson, junto aos professores da UFAL Victor Pires e Ronaldo Bispo, estará na mesa “Entre o ‘ao vivo’ e o midiático: repensando mediações e práticas socioculturais contemporâneas”, onde dialogará com os demais participantes da mesa sobre as diferenças entre o futebol do campo e o futebol midiatizado. A mesa também será na Sala Pandeiro e na quarta-feira, mas a partir das 19h.

CAIITE 2015

O CAIITE é um Congresso Acadêmico que, desde 2013, congrega cinco instituições de ensino de nível superior de Alagoas (UFAL, IFAL, UNEAL, CESMAC e FITS). Em 2015, o evento ocorrerá de 15 a 20 de junho no Centro de Convenções, em Maceió, tendo como tema central “Desafios para Alagoas”, dividido em seis eixos: Educação e Tecnologias; Desenvolvimento e Mobilidade Urbana; Segurança e Direitos Humanos; Atenção Integral à Saúde; Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade; e Cultura e Comunicação.