Livro sobre interatividade na TV Digital brasileira

interatividade

O Laboratório de Convergência e Mídias (LABCOM) da Universidade Federal do Maranhão disponibiliza para download o livro “INTERATIVIDADE EM TV DIGITAL – Um caso brasileiro de difusão tecnológica”, de Márcio Carneiro dos Santos. O autor analisa o sistema complexo que envolve cada mudança tecnológica em busca de adoção e escala de uso a partir do processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital.

O livro é oriundo de tese de doutorado no programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, defendida em abril de 2014, sendo estruturado estrutura-se de forma resumida nos três pontos básicos que são desenvolvidos no texto:

a) A adoção se relaciona com as apropriações que os usuários fazem a partir de determinada tecnologia;

b) A adoção está ligada à força dos clusters (agrupamentos) que se formam ao seu redor;

c) A adoção depende de sua velocidade de difusão, oferecendo em cada caso uma espécie de janela temporal onde a oportunidade de ganhar escala está disponível e que, sendo desperdiçada, poderá reaparecer ou não, nesse último caso, transformando o achado em apenas mais um item que entra para a grande e esquecida lista das ideias que não deram certo.

Márcio Carneiro dos Santos é professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA na área de Jornalismo em Redes Digitais, onde coordena os laboratórios de TV (LABTV) e de Convergência de Mídias (LABCOM).

“INTERATIVIDADE EM TV DIGITAL – Um caso brasileiro de difusão tecnológica está disponível para download em: http://www.labcomdata.com.br/wp-content/uploads/2015/06/LIVRO-TV.pdf