Chamada para livro da Compós

compos

Tendo como tema “Reinvenção Comunicacional da Política: modos de habitar e desabitar o Século XXI”, a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) está com chamada aberta até o dia 20 de outubro para o Livro Compós 2016. Aceita-se artigos de doutores e doutorandos.

Ementa

Acompanhamos, recentemente, a emergência de movimentos políticos coletivos em seus diversos modos de articulação, a exemplo da Primavera Árabe, das Jornadas de junho de 2013, dos movimentos Não vai ter CopaFora DilmaOcupa Estelita(Recife), Marcha das Vadias e Praia da Estação (Belo Horizonte), entre outros que parecem corroborar para o fim dos conceitos tradicionais das relações entre política e comunicação. Vistos de forma geral, estes movimentos ou manifestações agenciam linhas que fazem confluir mudanças, reações aos modelos mais ortodoxos de ações políticas e reivindicações contra alguns avanços dos grupos minoritários que, frequentemente, são excluídos e afastados da cena política. Se em um primeiro momento essas manifestações pareciam apontar para a importância das redes sociais digitais, com suas reterritorializações das cidades, hoje indicam um fenômeno híbrido, dado entre territorialidades físicas e digitais. Nesse sentido, a proposta do livro Compós 2016 tem como eixo discutir até que ponto os modelos clássicos de pensamentos sobre Comunicação & Política têm sido tensionados, deslocados e transpassados a partir de novos modos de configuração do político. Assim, buscar-se-á pensar esses atravessamentos por meio de três dimensões:

1- dos dissensos, consensos nos modos de repensar poder, potencia, a ideia de sujeito, embates de gêneros, suas  narrativas e as interações nas dinâmicas políticas;

2- o ciberativismo e os sentidos da pólis nas redes sociais digitais;

3- a questão da atualização da retórica dos discursos políticos demarcada pelo uso exacerbado das emoções, do afeto, da ironia e do escracho como estratégia de comunicação política e que se fazem apresentar como traços dos espetáculos midiáticos sobre os acontecimentos políticos contemporâneos.

Os elementos  apresentados tentam delinear formas de habitar e desabitar essa experiência constituinte do humano, denominada política em suas manifestações midiatizadas.

Elegibilidade dos textos

Os textos serão avaliados segundo a relevância, a originalidade, a contribuição para o avanço do conhecimento e a clara vinculação com o tema proposto.  Serão aceitos para seleção trabalhos elaborados por pesquisadores doutores e doutorandos, vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, dentro do prazo e segundo as especificações abaixo indicadas.

Observação: Não é requisito que o trabalho tenha sido apresentado no Encontro Anual da Compós.

Prazo final para envio dos textos e cronograma de trabalho da equipe organizadora

Data limite para envio dos textos – 20/10/2015

Avaliação dos textos recebidos – 21/10 a 11/12/2015

Divulgação dos textos escolhidos e notificação aos autores selecionados e não selecionados – 18/12/2015

Encaminhamento do material para o processo de  editoração do livro – 20/01/2016

Normas de Formatação

As versões  doc, docx ou rft dos textos  deve estar configuradas da seguinte  maneira:

O original deve possuir título em corpo 12, negrito, tipo Times New Roman.

Texto justificado em letra tipo Times New Roman,  corpo 12, entrelinha 1,5, sem endentação/recuo de primeira linha.

Utilizar itálico somente para destaque em palavras no corpo do texto ou palavras em língua estrangeira.

O tamanho máximo  de cada trabalho  deve ser de 17 páginas, na formatação indicada.

Citações deve ser realizadas no estilo APA – autor/data ou autor/data/página. Ver https://www.library.cornell.edu/research/citation/apa  e citações com mais de 40 palavras devem ser destacadas do corpo do texto corpo 11, tipo Times New Roman.

No caso de citações  de trabalhos em língua diferente da usada no texto, preferencialmente traduza a citação, inserindo o texto original  em nota de rodapé.

O trabalho não precisa incluir resumo nem abstract, mas sim:

1)  Título Corpo 12 negrito, Times New Roman; Nome do autor e 3)   uma minibiografia  ao final do texto,  que deve  possuir entre 75 e 100 palavras.

As figuras e imagens, quando utilizadas, devem estar em P&B e  com resolução em 600 dpi.

Endereço para envio dos trabalhos

A submissão de textos deve ser feita pelo site da Compós (www.compos.org.br) em link a ser disponibilizado.