Inscrições abertas para o Seminário Privavidade, Sigilo e Compartilhamento, no Sesc-SP

sesc

Estão abertas as inscrições para o seminário ‘Privacidade, Sigilo e Compartilhamento: o impacto das novas tecnologias na comunicação’. O evento, a ser realizado nos dias 17 e 18 de novembro no CPF (Centro de Pesquisa e Formação) do Sesc, irá discutir o exercício da liberdade de expressão em ambientes digitais e tem chamada aberta até o dia 13 de outubro para artigos.

Os debates serão sobre os desdobramentos sociais de temas como o direito ao silêncio e ao esquecimento, segurança na Internet, além do vazamento de informações e proteção de dados.

Entre os confirmados para o evento, estão os professores da ECA-USP Eugênio Bucci e Luli Radfaher, a advogada e integrante da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB, Taís Gasparian, o jornalista Allan de Abreu e a professora da FAU-USP Giselle Beiguelman.

Organizado pelo Obcom (Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da ECA-USP), o Instituto Palavra Aberta e o Sesc, por meio da unidade CPF, o evento terá duas formas de inscrição: ouvinte ou apresentação de trabalho. Nos dois casos, a inscrição é gratuita e terá certificado de participação.

As propostas de trabalhos poderão ser enviadas individualmente ou em coautoria. Professores, pesquisadores, estudantes, profissionais, agentes culturais e representantes de entidades governamentais, privadas e do terceiro setor, podem enviar trabalhos com interesse no tema proposto. Após avaliação, as propostas serão agrupadas de acordo com critérios de afinidade temática a fim de organizar grupos de discussão durante o evento. As apresentações terão 15 minutos cada.

Para a coordenadora do Obcom, Profa. Dra. Cristina Costa, o Seminário Privacidade, Sigilo e Compartilhamento será uma oportunidade especial de discutir os desafios contemporâneos da liberdade de expressão.

“O desenvolvimento das novas tecnologias coloca a questão da liberdade de expressão em novo patamar, colidindo, muitas vezes, com outros direitos, como autoria, privacidade, segurança, entre outros. Para debater os novos limites que se impõem à liberdade de expressão, estudaremos  essas questões no seminário”, afirma Cristina Costa.

Para informações e inscrições para o Seminário Privacidade, Sigilo e Compartilhamento acesse o link: http://obcom-usp.com.br/

Inscrição de trabalhos

O segundo dia de trabalho apresentará ARTIGOS de pesquisadores inscritos e selecionados de acordo com a pertinência em relação ao tema. As inscrições poderão ser feitas entre 13 de Setembro e 13 de Outubro. Uma comissão de especialistas organizada pelas coordenadoras selecionará as propostas e organizará as mesas que contarão com um coordenador. O resultado será publicado em outubro. Serão três mesas com cinco participantes cada, em três horários diferentes perfazendo um máximo de sessenta (60) trabalhos a serem selecionados.

1. Submissão dos Trabalhos:
Serão recebidos trabalhos que estejam inseridos dentro do tema proposto para o Seminário.
Poderão submeter trabalhos, individualmente ou em coautoria, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais, agentes culturais e representantes de entidades governamentais, privadas e do terceiro setor, com interesse no tema proposto.
Posteriormente, estes trabalhos serão agrupados de acordo com critérios de afinidade temática a fim de organizar grupos de discussão durante o evento. As apresentações orais serão de 15 minutos cada.

2. Formato da apresentação da proposta e envio:
A proposta deverá conter título, um resumo de até 4000 caracteres com espaço, bibliografia e mini-currículo.
Os resumos devem ser enviados utilizando o Formulário de Inscrição de Trabalhos
A submissão e a participação são gratuitas. Haverá certificados de participação e de apresentação dos trabalhos.

Seminário Privacidade, Sigilo, Compartilhamento

Data: 17 e 18 de novembro de 2016

Horário: 10h-19h

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar

Bela Vista – São Paulo – SP

Organização: Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (Obcom); Instituto Palavra Aberta e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo (CPF-Sesc).

Contato: obcom@usp.br; www.usp.br/obcom – 3091-1607