Jornada de pesquisas debate dificuldades no desenvolvimento das investigações

logohorizontal206

Está aberto até o dia 09 de agosto o período de submissão de resumos expandidos sobre problemas e impasses enfrentados pelos pesquisadores durante o desenvolvimento de suas investigações para a III Jornada de Pesquisas sobre Tecnologias Comunicacionais Contemporâneas, que acontecerá nos dias 31/08, 01 e 02/09 de 2015, em Porto Alegre, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico – UFRGS), sede do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCom).

O evento traz uma proposta inovadora, que consiste no debate das dificuldades encontradas no processo de desenvolvimento das pesquisas, uma espécie de “apresentação de problemas” (call for problems) ao invés de “apresentação de artigos” (call for papers).

A participação é aberta a pesquisadores em diferentes estágios de suas carreiras: na categoria A, professores de pós-graduação e graduação com doutorado completo e experiência de pesquisa; na categoria B, estudantes de pós-graduação (mestrandos, mestres, doutorandos) e, na categoria C, os estudantes de graduação que desejem tratar das dificuldades encontradas no desenvolvimento de seus TCCs ou pesquisas de Iniciação Científica.

A seleção será realizada por parecer anônimo, que avaliará a qualidade das submissões e sua adequação à proposta e temática do evento, ou seja, à ideia de discutir os percursos de pesquisa, em especial suas dificuldades, e não os resultados encontrados. Destaca-se que não serão aceitas propostas de apresentação de resultados parciais ou finais  ou ensaios, pois não é essa a proposta do evento.

3ª Jornada

As Jornadas de Pesquisas sobre Tecnologias Comunicacionais Contemporâneas são uma iniciativa do Laboratório de Artefatos Digitais (LAD) da UFRGS e do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias de Comunicação, Cultura e Subjetividade (LETS) da UERJ.

A palestra de abertura será realizada pelo Prof. Dr. Charles M. Ess, da University of Oslo. Charles Ess é autor, entre outros, do livro Digital Media Ethics e coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela criação das Ethic Guidelines para pesquisa online da Association of Internet Researchers (AoIR), da qual foi também presidente.

O período para submissão de trabalhos (resumos expandidos) vai até 25 de julho de 2015. As instruções e demais informações encontram-se no site http://www.ufrgs.br/3ajornada