Revista EPTIC publica dossiê sobre cinema

revistaepticcinemaEstá no ar a terceira edição de 2015 da Revista Eptic, que, dentre outras contribuições, conta com artigos que compõem o dossiê  temático “CINEMA: SUAS POLÍTICAS E ECONOMIA”, cuja coordenação é de Anita Simis, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). O periódico prorrogou, ainda, o prazo para submissão para o dossiê “Estudos críticos, comunicação e esportes” até o dia 09/10.

APRESENTAÇÃO

Ao propor o dossiê temático “CINEMA: SUA POLÍTICAS E ECONOMIA ” a Revista Eptic pretendeu levar aos seus leitores insumos que permitissem visualizar um cenário mais realista do setor e, dessa forma, fomentar a discussão e o engajamento por políticas públicas e marcos regulatórios afeitos ao momento presente, o que se faz, evidentemente, também a partir da análise das experiências internacionais.

O êxito e pronto atendimento da chamada revela, cremos, não apenas a afirmação de um setor econômico estratégico, mas, igualmente, a consolidação, no âmbito da academia, dos estudos voltados à economia política do audiovisual e às políticas culturais. Nesse sentido, e devido ao grande número de artigos recebidos e qualidade analítica dos mesmos, resolveu-se, de forma inédita, desmembrar a discussão em duas edições: a próxima a ser publicada na segunda edição, maio-agosto, de 2016.

A Revista Eptic termina, assim, o ano de 2015, também brindando os seus leitores, nas seções Artigos e Ensaios e Investigação com um conjunto de reflexões sobre o trabalho intelectual e a gestão do conhecimento e o papel do intelectual, complementados, de alguma forma, com as análises sobre as formas de financiamento e empresariamento deste trabalho a partir das plataformas digitais e do chamado “trabalho colaborativo” . A Comunicação comunitária, a concentração mídiática e a questão da censura, completam esse conjunto.

Confira o sumário abaixo e acesse este número no site da revista: http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/issue/view/389

SUMÁRIO

ARTIGOS E ENSAIOS

Economía política, producción y gestión del conocimiento. El caso de las Universidades en Chile PDF
Carlos del Valle – Universidad de La Frontera- Chile 5-15
A MÍDIA NO BRASIL: COMO SE DÁ A CONCENTRAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES E TELECOMUNICAÇÕES PDF
Eula Dantas Taveira Cabral – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – Brasil 16-28
POLÍTICA E SUBALTERNIDADE: AS PERSPECTIVAS PARA O CANAL DA CIDADANIA NA TELEVISÃO DIGITAL BRASILEIRA PDF
Carine Felkl Prevedello – Universidade de Santa Maria – UFSM/Brasil 29-43
CENSURA: UMA INCONSTITUCIONALIDADE E UMA DISFUNÇÃO PDF
Eugenio Bucci – Universidade de São Paulo – UUP/Brasil 44-57
COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E CONTRA-HEGEMONIA: O PAPEL DO RÁDIO E A FORMAÇÃO DOS INTELECTUAIS ORGÂNICOS NO DOCUMENTÁRIO BOM DIA, MARIA DE NAZARÉ PDF
Bertrand Lira- Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil, Alisson Gutemberg – Universidade Federal da Paraíba UFPB/Brasil 58-69

DOSSIÊ TEMÁTICO CINEMA: SUAS POLÍTICAS E ECONOMIA

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PDF
Anita Simis – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Brasil 70-72
ENTREVISTA COM SENEL PAZ – CINEMA CUBANO EM TRANSIÇÃO PDF
Anita Simis – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Brasil 73-85
ARGENTINA: POLÍTICAS PÚBLICAS, MERCADOS Y POLÍTICAS PÚBLICAS PDF
Roque González – Universidad de Buenos Aires – Argentina 86-104
LA INTEGRACIÓN CINEMATOGRÁFICA EN EL MERCOSUR. UNA PROPUESTA DE PERIODIZACIÓN PDF
Marina Moguillansky – Universidad Nacional de San Martín/Argentina 105-124
LUZ, CÂMERA, (CONCENTR)AÇÃO!: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS MERCADOS CINEMATOGRÁFICOS NO BRASIL E NA ARGENTINA DOS ANOS 1990 PDF
Ana Julia Cury de Brito Cabral –Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/Brasil 125-142
PANORAMA DAS COPRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NO BRASIL (2005-2014): DIÁLOGOS E DESAFIOS PDF
Flávia Pereira da Rocha – Universidade de Brasilia – UnB/Brasil 143-162
AS LEIS DE INCENTIVO E A POLÍTICA CINEMATOGRÁFICA NO BRASIL A PARTIR DA “RETOMADA” PDF
Marcelo Gil Ikeda – Universidade Federal do Ceará – UFC/Brasil 163-177
A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA (1995-2014) E O ATUAL MODELO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O CINEMA NACIONAL PDF
Danielle dos Santos Borges – Universidad Autónoma de Barcelona/Espanha 178-200
VINTE ANOS DA RETOMADA: DINÂMICA DA CONCENTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO FILME BRASILEIRO NO MERCADO NACIONAL PDF
Fernando Antonio Prado Gimenez – Universidade Federal do Paraná – UFPR/BRASIL, Daniela Torres da Rocha – Universidade Federal do Paraná – UFPR/Brasil, Fabiano Luiz Xavier dos Santos Universidade Federal do Paraná – UFPR/Brasil 201-225
A “RETOMADA” DO DOCUMENTÁRIO NO SUL DO BRASIL: APONTAMENTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE 1995 A 2010 PDF
Cássio dos Santos Tomaim – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/Brasil 226-245

INVESTIGAÇÃO

ECONOMIA DE REDE NA PRODUÇÃO TEATRAL: A CAMPANHA DE CROWDFUNDING DA CIA. LUIS LOUIS PDF
Taiguara Belo de Oliveira – Universidade de São Paulo – USP/Brasil 246-262
MÍDIA NINJA E FORA DO EIXO: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA E ECONOMIA NAS REDES DIGITAIS PDF
Danielle Edite Ferreira aciel – Universidade de Sâo Paulo – USP/Brasil 263-279

RESENHAS

A PERDULÁRIA E EGOCÊNTRICA VOZ DO PODER PDF
Marcos Emílio Gomes –Jornalista/Brasil 280-285
COMUNICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE PDF
Uênia Pereira dos Santos – Faculdade São Francisco de Juazeiro- FASJ/Brasil 286-291