Encontro Perfil-i – Perspectivas Filosóficas em Informação

CapturarNos dias 12 e 13 de novembro de 2015 será realizado o 1. Encontro Perfil-i – Perspectivas Filosóficas em Informação. Organizado pelo grupo de Pesquisa Perfil-i, o evento conta com o apoio da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia (COEP) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-IBICT/UFRJ), Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O evento ocorrerá no Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros do CBPF (Rio de Janeiro-RJ) e contará com uma mesa sobre “Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura“.

O Perfil-i é um grupo de pesquisa que tem como objetivo fomentar o estudo dos clássicos do pensamento ético, político e epistemológico, para melhor fundamentar o debate sobre os dilemas informacionais do presente”, destacou o idealizador do evento e líder do grupo, o pesquisador do IBICT e professor do PPGCI (IBICT/UFRJ) e do PPGMC (UFF), Marco Schneider. Aind segundo Schneider, o evento contará “com pesquisadores de referência do campo da Ciência da Informação que vêm explorando novas interfaces entre CI e Filosofia, História, Ciência Sociais, Comunicação e Computação.

O 1. Encontro Perfil-i – Perspectivas Filosóficas em Informação será realizado no Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros do CBPF, localizado na Rua Lauro Muller, 455 (térreo), Botafogo (Rio de Janeiro – RJ), no horário de 9h às 17h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pelo email: eventoperfil@gmail.com. Serão emitidos certificados digitais de participação.

O evento é dividido em quatro Mesas.

Dia 12/11/2015 (quinta-feira)

9h – Mesa 1 – Ética e Epistemologia da Informação

Palestrantes: Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT), Maria Nélida González de Gómez (UFF) e Gustavo Saldanha (IBICT/UNIRIO).

14h – Mesa 2 – Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura

Palestrantes: Adilson Cabral (ULEPICC-BR/UFF), Eula Cabral (IBICT) e Marco Schneider (IBICT/UFF).

Dia 13/11/2015 (sexta-feira)

9h – Mesa 3 – Tecnopolíticas da Informação

Palestrantes: Arthur Bezerra (IBICT), Thiago Novaes (Coletivo Rádio Muda) e Ivan Capeller (UFRJ).

14h – Mesa 4 – Métodos e Perspectivas para os Estudos em Informação na Era Digital

Palestrantes: Regina Marteleto (IBICT), Fábio Malini (UFES) e Nazareno Andrade (UFCG).