Levantamento apresenta os donos dos meios de comunicação

Fonte: Portal Intercom

No dia 31 de outubro, às 18h, será lançado em São Paulo o Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor/MOM), projeto realizado no Brasil pela ONG Repórteres sem Fronteiras e pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. A pesquisa mapeou os 50 maiores veículos de mídia impressa, rádio, televisão e internet do país, os grupos econômicos a que pertencem, seus proprietários, que outros negócios possuem e suas relações políticas.

O resultado será apresentado ao longo de uma programação que contará, além da equipe da pesquisa, com a presença de Olaf Steenfadt, coordenador global do Media Ownership Monitor na Repórteres Sem Fronteiras da Alemanha, e especialistas no tema, como os pesquisadores Cynthia Ottaviano (Presidenta da Organização Interamericana de Defensoras e Defensores das Audiências – OID), Martín Becerra (Universidad Nacional de Quilmes/Argentina) e o jornalista e ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins.

Os dados e seus desdobramentos analíticos ficarão disponíveis em um site, que entrará no ar também no dia 31 de outubro. O evento de lançamento acontecerá no Auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, na Rua Genebra, 25, em Bela Vista. Para participar, inscreva-se por meio do link http://bit.ly/MOM_Brasil.