Contribuições sobre democratização das comunicações na América Latina

felafacs

O XV Encontro Latino-Americano de Faculdades de Comunicação Social (FELAFACS 2015), que se realizará de 5 a 7 de outubro na Colômbia, está com chamada aberta para contribuições para o taller “A democratização das comunicações na América Latina: Políticas, cidadania e convergência digital”, a ser realizado no dia 06 de outubro.

O espaço tem como coordenadores: Soledad Segura – sole_segura@yahoo.com.ar – e Daniela Monje – danielamonje70@gmail.com (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina) e Gabriel Kaplún -gabriel.kaplun@fic.edu.uy (Universidad de la República, Uruguay).

Os interessados deverão enviar previamente aos coordenadores um documento esquemático de até mil palavras resumindo os principais avanços e debilidades registrados em seu país na última década em cada um dos seguintes nove aspectos:

1. Principais mudanças na última década e sua implementação;
2. Equilíbrios no sistema de meios (públicos, comerciais, comunitários);
3. Fortalecimento dos meios públicos;
4. Fortalecimento dos meios comunitários;
5. Limites à concentração dos meios privados e melhora nas regulações do setor;
6. Fortalecimento institucional: independência do regulador, capacidade técnica e de intervenção, transparência, participação social;
7. A TV digital e as oportunidades democratizadoras;
8. Internet, marcos regulatórios e as oportunidades democratizadoras;
9. Presença e incidência da sociedade civil nos processos e lutas pela democratização.

Convocatória

Na última década as políticas nacionais de comunicação entraram fortemente no debate social e político em vários países latino-americanos. O tema também retomou um lugar importante no debate acadêmico e na investigação, após um grande período de ausência ou debilidade.

Nesse contexto, o taller propõe construir coletivamente um mapeamento comparativo sintético dos avanços e debilidades nos processos recentes que apontam a democratização das comunicações na America Latina. Busca com isso contribuir ao vínculo entre investigadores de distintos países, aportando marcos comparativos a suas investigações nacionais. Também pode ajudar a impulsionar ou fortalecer redes de gerações de conhecimento coletivo sobre o tema. Poderão participar investigadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação interessados na temática.

Esta instância tem um antecedente importante no taller realizado em agosto de 2014 em Lima, durante o XII Congreso de ALAIC. Espera-se agora ampliar a participação de novos interessados e aprofundar alguns dos temas chave identificados nessa primeira instância. Por isso é importante que, quem deseja participar, leia previamente a síntese desse taller.

 

A quem participou do taller de Lima se convida a apresentar uma reflexão específica sobre ao menos um dos seguintes cinco aspectos num máximo de mil palavras no total, em caso de seu país:

a) Dificuldades de aplicação dos novos marcos normativos, especialmente em matéria de limites à concentração;
b) Relação com as audiências e sustentabilidade dos novos meios públicos e comunitários;
c) As novas instituições criadas pelos novos marcos normativos: debilidades e fortalezas, especialmente das que incluem mecanismos de participação social (conselhos consultivos, defensorias do público, etc.);
d) Análise e avaliação de experiências de movimentos sociais e sua incidência nas reformas das políticas de comunicação;
e) A convergência digital, os novos marcos normativos e os processos de democratização.

Cronograma:
1. Inscrição prévia ao XV Encuentro FELAFACS 2015: até 21 de agosto
2. Envio do documento esquemático que inclua os nove aspectos solicitados e-mail dos coordenadores: até 15 de agosto.
3. Informação dos aceites: 30 de Agosto
4. Realização do Taller: 6 de outubre das 14h às 18h

Mais informações em: http://www.felafacs2015.com/taller-la-democratizacion-de-las-comunicaciones-en-america-latina-politicas-ciudadania-y-convergencia-digital/