II Encontro Binacional Comunicon – Brasil-Portugal

webdoor_comunicon2015_espm

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) convida pesquisadores e alunos do campo da comunicação e áreas afins à submissão de trabalhos para o 5º Encontro de Grupos de Trabalho de Pós-Graduação e 2º Encontro Binacional Brasil-Portugal em Comunicação e Consumo. O Encontro se realizará nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2015, na ESPM-SP. O prazo para envio de trabalhos completos é até 30 de julho.

Sugestões de temas a serem abordados (mas não restritos a eles):

– A cultura do consumo relacionada aos contextos nacionais, cujo estudo possa ser ampliado para a perspectiva comparativa binacional;

– Contextos, discursos e usos dos produtos midiáticos e de aparatos tecnológicos comunicacionais;

– Abordagens geracionais, de gênero, de classe social, que possam servir à comparação das realidades dos dois países;

– Na perspectiva dos estudos comunicacionais, análises sobre a indústria cultural e criativa; mundo do trabalho; cultura empreendedora em suas derivações; atividades do terceiro setor e desdobramentos (empreendedorismo social, economia social, negócios sociais, entre outros);

– Reflexões epistemológicas, propostas teóricas e metodológicas para o estudo de objetos que possam ser de interesse para os contextos brasileiro e português.

Normas

As submissões de propostas de trabalho serão feitas a partir do desenvolvimento do template do evento (disponível no site do Comunicon 2015: http://www2.espm.br/comunicon-2015), que contemplam os seguintes itens:

1 – Primeira página com breve apresentação acadêmica, incluindo titulação, vinculação institucional, referências de até 5 trabalhos anteriores mais relevantes (incluindo link quando estiver disponível online), constando também os interesses atuais de pesquisa;

2 – Título e resumo da pesquisa a ser apresentada no Encontro;

3 – Apresentação da fundamentação teórica e metodológica, com desenvolvimento das justificativas e questões conceituais que envolvem o estudo, bem como os resultados até o momento (quando for o caso).

4 – Considerações sobre possibilidades de intercâmbio e extensão comparativa entre Brasil e Portugal, em relação ao atual ou futuro trabalho de pesquisa.

EVENTO

O evento tem como público-alvo pesquisadores interessados em projetos relacionados à cultura do consumo. O propósito do evento é o compartilhamento de abordagens empíricas e teóricas de pesquisas em desenvolvimento no Brasil e em Portugal, visando o diálogo entre investigadores e possíveis colaborações ou ampliações dos estudos em perspectiva comparativa, nos contextos dos dois países. O encontro também abriga resultados de estudos em desenvolvimento ou concluídos, que contemplem a comparação entre as realidades do Brasil e de Portugal.

Pesquisadores portugueses convidados:

Cristina Ponte – FCSH – Universidade Nova de Lisboa

Título da apresentação: Kids Online na Europa e na América Latina: dando forma e conteúdo a redes transnacionais orientadas para políticas públicas de segurança e bem-estar de crianças e adolescentes na era digital

Isabel Ferin Cunha – Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras, Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação

Título da apresentação: Pesquisa comparada em Media e Comunicação: uma experiência “glocal” no “Espaço Lusófono”

José Alberto Simões – FCSH – Universidade Nova de Lisboa

Título da apresentação: Juventude, ativismo digital e movimentos sociais em época de crise